Notícias

Geral

Sessão da Câmara homenageia o centenário de Ulysses Guimarães

05/10/2016

Sessão solene, documentário, exposições, comenda, peças publicitárias: essas são algumas das ações da Fundação Ulysses e da Câmara dos Deputados para celebrar o centenário de Ulysses Guimarães.

Sessão solene marca o início das comemorações

Parentes, amigos e familiares de Ulysses participaram na última quinta-feira, 6,  da sessão solene que deu início às celebrações de seu centenário. Durante a cerimônia, foram lançados o selo comemorativo, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg (Edições Câmara). Foi inaugurada também a exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.

Comemorações até outubro de 2017

Até outubro de 2017, várias outras ações devem acontecer em homenagem a Ulysses, como colóquios; concursos de monografias, vídeos e reportagens; e lançamento de publicações dirigidas aos estudantes.

O site do centenário

“No cais alvoroçado, nossos opositores, como o Velho do Restelo de todas as epopeias, com sua voz de Cassandra e seu olhar derrotista, sussurram as excelências do imobilismo e a invencibilidade do establishment. Conjuram que é hora de ficar e não de aventurar. Mas, no episódio, nossa carta de marear não é de Camões e sim de Fernando Pessoa ao recordar o brado: Navegar é preciso. Viver não é preciso. 

O trecho compõe o histórico discurso de Ulysses, proferido no dia 22 de setembro de 1973, na Convenção do MDB, em Brasília, lançando-se como ‘anticandidato’ à presidência da República e começando a abrir o caminho para a redemocratização do Brasil. Este e outros discursos, bem como fotos, vídeos, críticas e biografia estão reunidos no site do centenário, elaborado pela FUG, em homenagem aos 100 anos do Senhor das Diretas 

Elaborado pela FUG, o site que comemora o centenário reúne biografia, discursos, marcos históricos, fotografias e vídeos, bem como a trajetória de Ulysses com o PMDB.

O documentário em três episódios

Dividido em três episódios, o documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70.

O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de vinte anos, pela redemocratização. A terceira e última tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses nas eleições presidenciais de 1989. Assista ao trailer do documentário que estreia nesta sexta-feira, 7, às 21h30, na TV Câmara: http://bit.ly/2dQfDpP

A exposição

A mostra ULYSSES | 100 ANOS reúne registros de momentos marcantes da trajetória de Ulysses Guimarães em sua defesa da democracia e da liberdade. Ao lado de imagens gentilmente cedidas pelo fotógrafo Orlando Brito, estão reunidos trechos de discursos e entrevistas que retratam o pensamento de Ulysses sobre o combate à censura e a importância da ética na política. A exposição dá especial destaque ao pronunciamento de promulgação da Constituição de 1988. A curadoria é do jornalista Clauder Diniz.

Visitação: de 3 de outubro a 11 de novembro, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados e na Galeria de Arte do Salão Nobre, diariamente, das 9h às 17h. Informações: 0800-619-619 — cultural@camara.leg.br