Notícias

Geral

Fundação Ulysses Guimarães lança livro comemorativo do cinquentenário do PMDB

11/11/2016

A Câmara dos Deputados recebeu, nessa quarta-feira, 9, o lançamento do livro comemorativo do cinquentenário do PMDB, editado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG). A obra narra a trajetória do partido no cenário político brasileiro desde seu surgimento, com o nome de MDB, Movimento Democrático Brasileiro, como oposição ao regime militar. A atuação do grupo durante a redemocratização e a reforma da constituição também são contempladas na produção, intitulada “50 Anos PMDB – O partido que muda o Brasil”.

O evento foi prestigiado por diversas personalidades do partido, que destacaram a posição atual do PMDB nos rumos do Brasil. Para um dos fundadores da legenda, o Ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a responsabilidade de estar à frente da Presidência da República com Michel Temer é, sobretudo, uma oportunidade para o partido colocar o país de volta ao caminho do progresso e desenvolvimento.

O presidente da FUG, Moreira Franco, que também é secretário executivo do Programa de Parceria de Investimentos do governo federal, afirmou que o momento é de grandes desafios. “Já temos a democracia, já temos a liberdade. Agora queremos uma sociedade em que haja igualdade de oportunidades, possibilidade de as pessoas crescerem no plano econômico e sobretudo restabelecer a esperança de que os nossos filhos e os nossos netos possam viver melhor do que nós”.

O empenho da FUG para viabilizar o livro que resgata a história do PMDB foi elogiada também pelo presidente do partido, Romero Jucá. Ele acredita que a obra chega num momento muito importante, em que a política está sendo questionada ao redor do mundo. “Estaremos firmes para que o PMDB seja o principal partido na interlocução com a sociedade para construir uma nova pauta para o Brasil. Temos que sair, daqui a dois anos, com o país recuperado e com o partido fortalecido”, acrescentou.