Notícias

Geral

Juros médios do cartão de crédito caem após medidas do governo

09/02/2017

As taxas médias de juros do rotativo do cartão de crédito caíram para 441,8% em janeiro, na segunda queda seguida, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Em dezembro, a taxa era de 453,7% ao ano.

Em janeiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma norma que restringe o prazo do crédito rotativo do cartão de crédito, com o objetivo de reduzir os juros do cartão.

Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da Anefac, a queda também é reflexo dos três cortes da taxa básica Selic promovidos pelo Banco Central desde outubro do ano passado, afirma Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor da associação.

“Tendo em vista a melhora das expectativas quanto à redução da inflação bem como à melhora fiscal deveremos ter novas reduções da taxa básica de juros, o que reduz o custo de captação dos bancos possibilitando novas reduções das taxas de juros nas operações de crédito”, explicou Oliveira ao jornal Folha de S.Paulo.

A inflação de janeiro, divulgada na última quarta-feira (8), ficou em 0,38%, abaixo do esperado pelo mercado. O bom resultado dez com que especialistas projetassem uma queda mais acentuada dos juros neste ano, abaixo expectativa do Boletim Focus, que prevê a Selic em 9,5%.