Notícias
Recursos do PIS para alimentar a economia
28/08/2017Para liberar recursos e criar um ambiente econômico favorável, o Governo Federal liberou o saque do PIS-Pasep por idosos entre os dias 1o de outubro de 2017 e 31 de março de 2018. Serão R$15,9 bilhões que entrarão no mercado para os brasileiros saldarem dívidas, aumentarem o poder de compra ou realizarem investimentos.
Jornal,
O Estado de São Paulo
A Medida Provisória 797 (MP), que permite o saque do PIS-Pasep por idosos, é a segunda grande iniciativa do governo do presidente Michel Temer para transferir diretamente recursos para a população – a primeira foi a liberação das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Publicada há alguns dias, a MP 797 torna disponível aos titulares de contas individuais dos participantes do PIS-Pasep o saque do saldo nesses fundos para os homens com mais de 65 anos e para as mulheres com mais de 62 anos.
A liberação dos recursos, que ocorrerá entre 1.º de outubro de 2017 e 31 de março de 2018, terá características semelhantes às do FGTS, ajudando a criar um ambiente favorável para a economia em geral e para o varejo em particular nos próximos dois trimestres.
Trata-se, na verdade, de uma antecipação de recursos: os saldos do PIS-Pasep só estariam disponíveis quando os beneficiários completassem 70 anos ou em casos específicos, como aposentadoria, invalidez, transferência para a reserva remunerada ou reforma no caso de militar, ser deficiente alcançado pelo benefício de prestação continuada ou acometido por mal grave.
Leia: bit.ly/2wi1mvJ