Notícias
Jovem de 17 leva o curso de Políticas Públicas de Gênero para São Pedro D’Aldeia (RJ)
20/03/2018O evento acontece neste sábado (24), na Associação Comercial, e é aberto a toda população
No próximo sábado (24), o município de São Pedro D’Aldeia (RJ), localizado na bela Região dos Lagos fluminense, vai sediar o curso de Políticas Públicas de Gênero, para os moradores da cidade. A ideia de promover o curso partiu de Wagner Muniz, um jovem de 17 anos que, após a repercussão da execução da vereadora, Marielle, e outros relatos diários de violência contra a mulher, enxergou uma oportunidade de trazer o tema ao centro do debate.
“A ideia é promover uma maior discussão e ampliar o debate, que tem ganhado fôlego nos últimos tempos. No curso, vamos rever parte da história das mulheres no Brasil e avaliar conceitos como empoderamento, igualdade e equidade de gênero. Além disso, vamos desmembrar temáticas como a violência contra as mulheres, direitos reprodutivos e mercado de trabalho”, explica.
Apesar da pouca idade, o contato de Wagner com a política começou cedo, aos 15 anos, quando participou, em 2016, da décima edição do Parlamento Juvenil – projeto realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) – que visa aproximar a juventude da política, permitindo que vivenciem na prática o dia a dia de um parlamentar. Durante a semana que passou na Assembleia, ele desenvolveu projetos voltados para a área educacional e tomou gosto pela causa. Tanto que, em 2017, por meio da FUG-RJ, levou o primeiro curso de Dicção e Oratória para o município. Mais de 30 jovens, entre 15 e 17 anos, participaram e aprovaram a iniciativa. O retorno positivo animou o jovem e fez com que buscasse mais parcerias com o município, para realizar os outros cursos da Fundação.
Para a diretora de Qualificação e Formação da FUG-RJ, Sávia Midiã, é fundamental a participação dos jovens na política para aumentar o engajamento e o conhecimento das estruturas de Poder. “Acredito que o jovem está cada vez mais interessado em participar ativamente das causas políticas e sociais e o momento é propício para essa oxigenação. O que eu tento fazer, junto à Fundação, é prepará-los para o parlamento do futuro”, reforça.
Para participar do próximo curso de Políticas Públicas de Gênero, o interessado deverá entrar em contato com Wagner Muniz, pelo celular: (22) 99920-8905.