Notícias
FUG participa de debate no CONNEGRO em Salvador
21/11/2019Neste 20 de novembro em que se comemorou o “Dia da Consciência Negra”, a Fundação Ulysses Guimarães participou do II Congresso da CONNEGRO – Coletivo Nacional de Organização Negra, que acontece na Câmara Municipal de Salvador/BA. Neste ano o tema principal abordado é “A Cidade é Nossa”. A programação contou com shows de bandas locais, além de palestras e rodas de conversas com personalidades baianas, como o empresário Clarindo Silva, o cantor Tonho Matéria e o presidente nacional da CONNEGRO, Nestor Neto.
“O objetivo do Congresso é gerar formação e informação para a população negra, além de festejar o mês da Consciência Negra, trazendo reflexões sobre o papel de protagonismo do negro na sociedade.”, afirmou Nestor, que também é presidente do MDB Afro-BA e membro do Conselho Curador da FUG.
O secretário nacional de Gestão da FUG, Francisco Donato, participou do Congresso com a palestra “Participação da Sociedade na Política”. Também participaram o secretário do MDB-BA, Antônio Almir, o presidente da JMDB-BA, Bento Freire, a diretoria do MDB Afro-BA, Carol, e o secretário de saúde de Salvador, Léo Prates, além de líderes comunitários e escolas.
Na ocasião, a CONNEGRO firmou uma parceria com a Faculdade Católica da Bahia, na presença do pró-reitor Celso Coutinho, para o lançamento do Projeto: “Qual a cidade que você quer?” em conjunto com a Fundação Ulysses Guimarães . O Coletivo Nacional também fez a entrega do Documento da Década do Afrodescendente, proposto pela ONU.
Hoje a Câmara Municipal de Salvador tem 43 vereadores sendo que 40% são negros.
Francisco Donato também esteve na Biblioteca Municipal Afro. Na visita recebeu da bibliotecária Norma dois livros: “As Artes na Bahia”, de Manuel Querino, e a “História da Câmara Municipal da cidade de Salvador”, de Affonso Ruy.
Thatiana Souza (ASCOM-FUG Nacional)