Notícias

Geral

FUG Rio Claro promove debate sobre Fake News e Desinformação nas redes

13/08/2021

Desinformação, Fake News e ódio nas redes sociais foi tema da live promovida pela Casa de Ulysses Guimarães em Rio Claro/SP, em parceria com a FUNDUSG- Fundação Pública Municipal Ulysses Silveira Guimarães e o Rio Claro Grupo, na última quinta-feira (12).

O debate reuniu especialistas na área digital, como a publicitária Tássia Elisa Spego Pires, pós graduada em Marketing Político e Rede Social pela USP; a advogada Fernanda Hebling, com especializações em Direito Digital e Compliance; o advogado e presidente da FUNDUSG Bruno Oliveira; o publicitário e âncora do Rio Claro Grupo Renato Hoffmann; e a jornalista e funcionária da Casa de Ulysses Silvia Venturoli, com especializações em Gestão de MKT e novas linguagens.

O aumento do número de Fake News na rede social foi o ponto principal da discussão que permeou pelo caminho da política como facilitador desta disseminação a partir da campanha do presidente americano Donald Trump em 2016.

No Brasil, a eleição do presidente Bolsonaro repete o mesmo caminho de Trump, tendo ficado conhecida como a campanha do Fake News. A desinformação aliada a Fake News é uma das causas apontadas para explicar a cultura do ódio nas redes sociais.

A live também tratou do conteúdo da rede social, no cuidado que se deve ter ao postar uma informação, ou dados pessoais, na distorção e nas várias versões que se pode gerar a partir de uma publicação com dado incorreto, causando pânico e contribuindo para a desinformação, para o emburrecimento da população.

Os debatedores apontaram investimentos na Educação para o fortalecimento do conhecimento como a ferramenta no combate à rede de Fake News, a desinformação e a cultura do ódio.

Informações FUG Rio Claro/SP