Notícias

Geral

Alunos do Movimento Jovem recebem orientações sobre políticas públicas

24/02/2022

‘A construção de uma política pública’ foi o tema que os alunos do Movimento Jovem – Escola de Líderes da FUG puderam conhecer na noite do último dia 21. Os 30 alunos participantes da turma tiveram acesso a aula com as orientações e informações de como construir essa política pública, que será o tema do trabalho final de conclusão do curso da Escola.

“A escola de líderes tem como um dos seus objetivos a construção de uma política pública”, disse Guto Scherer, gerente de Gestão Nacional da FUG, ao abrir a aula. Que também solicitou aos alunos um feedback das aulas e empenho nas participações.

A gerente do Programa de Formação Política da FUG, Elisiane da Silva, foi a professora que conduziu a aula. “A proposta de política pública deve ser inovadora, e que resolva uma demanda pública. Hoje, diante de tantas mazelas sociais, vocês alunos, tem um leque enorme de temas para construção da política pública”, apresentou.

Os alunos, para concluírem o programa da escola de líderes, deverão apresentar um trabalho escrito sobre a política pública que ele quer defender, divido em: resumo, justificativa, embasamento teórico, objetivos, público-alvo, etapas de implementação e também com os custos para execução da política e as possibilidades de financiamento.

“A política pública a ser construída precisa ser para todos. Além disso, precisa ter critérios e deve ter como princípios: o respeito a finalidade, a legalidade e as regras orçamentárias”, afirmou Elisiane.

O Movimento Jovem – Escola de Líderes da FUG é formado por jovens entre 16 e 35 anos, de vários estados da Federação, destinado exclusivamente à qualificação dos quadros vinculados à Juventude Nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), visando a participação na vida política e partidária, em especial no processo eleitoral desse ano.

Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação FUG Nacional