Notícias

Geral

Fundação Ulysses Guimarães e MDB apresentam caminhos para a adoção de soluções efetivas para a educação

03/03/2023

O programa Educação do Futuro foi lançado em Porto Alegre para cerca de 400 lideranças políticas e, ao longo do ano, será apresentado nas demais capitais

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o MDB lançaram o programa Educação do Futuro – um conjunto de 15 caminhos que vão guiar as políticas públicas de gestores e lideranças da sigla na área da educação. O lançamento nacional do programa aconteceu nesta quinta-feira (2), em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a presença de renomados emedebistas, além de um público de cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e representantes da área.

Dando boas-vindas aos participantes, o presidente da FUG RS, Guto Scherer, comemorou: “Entregamos, hoje, um programa que traz transformação da educação no Brasil. Transformação de vidas, da realidade das nossas comunidades. Vida longa à educação de qualidade!”.

A educação é uma das prioridades da FUG e do MDB para 2023. A relevância do tema está centrada no programa Educação do Futuro, que busca engajar governos estaduais e municipais, lideranças políticas, organizações e especialistas na área para a adoção de soluções efetivas para a educação. O programa contempla dois projetos: o Hub de Ações para Escolas do Futuro com ênfase na educação básica e nos municípios, e a Inclusão Produtiva de jovens e adultos, em um contexto de articulação nacional.

O economista Gustavo Grisa, coordenador do Educação do Futuro na FUG, detalhou o programa, sua concepção, seus eixos e suas diretrizes. “A Escola do Futuro busca ampliar o raio de alcance dos impactos positivos da escola. É a influência positiva da escola em seu entorno”, explicou. Os 15 caminhos para a Escola do Futuro estão divididos em cinco grandes áreas de ação: ampliar, implantar, alcançar, desenvolver e modernizar.

Na abertura do encontro, o deputado federal e presidente nacional da FUG, Alceu Moreira, abordou a educação e a igualdade de oportunidades. Para ele, a educação é o caminho estruturante e democrático para alcançar o desenvolvimento humano e econômico. “Ouço as pessoas falarem em inaugurar coisas. As coisas são frias. O MDB tem que inaugurar pessoas”, ressaltou, ao lembrar o propósito do programa Educação do Futuro, que é uma grande mobilização em torno da educação de qualidade e da equidade de oportunidades para inserção no mercado de trabalho.

O evento contou com a realização de quatro painéis, com os temas Educação do Futuro, Inclusão Produtiva, O Poder de Transformação da Educação e Educação do Futuro no RS. Estiveram presentes os painelistas Beatriz Abuchaim, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Ivan Gontijo Akerman, gerente de Políticas Públicas do Todos pela Educação; Raul Henry, ex-deputado federal e mestre em Educação; Juliano Colombo, superintendente do Sesi RS; Rossieli Soares, secretário da Educação do Pará e ex-ministro da Educação; Cláudia Costin, fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV; e Laura Muller Machado, professora do Insper.

Também participaram o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi; o vice-governador do RS, Gabriel Souza; o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o presidente da Famurs, Paulinho Salerno; o ex-governador do RS, Germano Rigotto; o ex-deputado federal Lelo Coimbra; o presidente do Conselho Curador da FUG, Moreira Franco; o presidente do Conselho de Formação Política e Editorial da FUG, José Fogaça; e a representante do Grupo de Trabalho do Programa Educação do Futuro, Susana Kakuta.

No encerramento, os prefeitos presentes assinaram, de forma simbólica, termo de compromisso com a FUG para adoção de boas práticas em educação. O lançamento nacional do Educação do Futuro foi realizado em Porto Alegre, e haverá lançamentos regionalizados nas demais capitais brasileiras.

Acesse aqui e conheça mais sobre o programa Educação do Futuro.