Notícias

Geral

Estudo do BNDES identifica projetos de mobilidade urbana de 21 metrópoles brasileiras

14/06/2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) investirá R$ 27,8 milhões para realização do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, com objetivos como melhorar a qualidade do serviço e atrair mais passageiros para o transporte público em 21 metrópoles brasileiras com população superior a 1 milhão de habitantes.

A pesquisa coordenada pelo BNDES, em parceria com o Ministério das Cidades, terá duração de 12 meses e ajudará a elaborar a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana. As localidades contempladas pelo estudo abrangem as seguintes cidades-sede: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

O trabalho é apoiado por uma rede de conhecimento e colaboração formada por dezenas de instituições do setor e por representantes dos governos federal, estaduais e municipais, como: IPEA, IBGE, ANTP, ANP Trilhos, ITDP Brasil, WRI Brasil, CONSETRAM, Fórum de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Frente Nacional dos Prefeitos e Confederação Nacional dos Municípios.

MOBILIDADE NA FUG

Atendendo ao compromisso de fomentar a formulação de políticas públicas inovadoras e eficazes, a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) tem trabalhado em diversas frentes no desenvolvimento do debate sobre Mobilidade Urbana.

Em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), a FUG lançará um documento com orientações práticas a partir de referências relevantes baseadas em dados e evidências, experiências de gestão no setor da mobilidade e na literatura disponível. A publicação encontra-se em fase de finalização.

A Fundação também realizará um evento em julho para aprofundar os conhecimentos sobre o tema. Os debates ocorrerão em Porto Alegre (RS) em data a ser divulgada em breve. A FUG ainda prepara um curso online de Mobilidade Urbana, para o qual as aulas já foram gravadas.

Com informações do Ministério das Cidades [https://www.gov.br/cidades/pt-br/assuntos/noticias-1/estudo-coordenado-pelo-bndes-e-cidades-identifica-projetos-de-mobilidade-urbana-de-21-metropoles-brasileiras]