Escolas do Futuro

A educação é uma pauta importante para a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) no portfólio de seus projetos, seja na formação política de seus membros – lideranças políticas e gestores públicos – ou no apoio à construção de uma agenda governamental sobre o tema que vise o planejamento e a formulação e implementação de políticas públicas de qualidade, integradas, coerentes e duradouras.

Dessa forma, a Fundação segue na sua missão de partilhar conhecimento e boas práticas, além de construir as pontes necessárias para que mais pessoas partidárias ao MDB catalisem uma liderança coletiva e juntas consigam acelerar soluções práticas e possíveis para os maiores problemas relacionados a educação pública.

Dessa forma, em 2023, Fundação cria o programa Educação do Futuro para aprofundar no decorrer do ano opções para políticas públicas educacionais, recomendações e orientação de ações para ampliação e promoção da igualdade de oportunidades e redução
das desigualdades raciais, regionais e socioeconômicas.

O primeiro projeto é o Hub de Ações para Escolas do Futuro com ênfase na educação de base que acontece nos municípios e o segundo,
o de inclusão produtiva de jovens e adultos, em um contexto de articulação nacional.

O programa Educação do Futuro, especificamente o projeto Escola
do Futuro, no seu desdobramento, procura atender a três vértices importantes dentre os identificados no projeto Educação no Centro: a qualidade da educação, fundamental para a melhoria do nível de aprendizagem; a escolaridade, com o foco na manutenção do aluno na escola; e a avaliação responsável, em que se evolui para poder tratar com franqueza e objetividade das melhorias, com ênfase
em tempo e resultado.

15 caminhos para a Escola do Futuro

O documento “15 caminhos para uma educação do futuro” apresenta 15 eixos, denominamos caminhos, que consideramos essenciais para nortear o processo de construção de uma Escola do Futuro, com base em diversos estudos de múltiplas entidades que produzem documentos nesta busca incansável de evolução da educação brasileira.

O texto aborda com especial atenção a modernização e os avanços tecnológicos que devem tomar conta do ambiente escolar, passando a fazer parte do cenário educacional de maneira premente, além da formação continuada de professores e sua importância para a implementação de mudanças significativas no status quo da educação brasileira.

Cada um dos caminhos sugeridos traz consigo um conjunto de contribuições que podem mudar de forma substancial a educação nas cidades que virem a adotá-los. Cada uma das cidades que participam do Programa poderá adotar um ou mais caminhos para a implementação em uma ou mais escolas de sua rede de educação básica. Essas contribuições serão o ponto de partida para o “hub de ações” no desenvolvimento do projeto Escola do Futuro.

Baixe o material gratuitamente

Guia de Referência para uma Escola do Futuro - Hub de Ações Municipais

Com o objetivo de compartilhar e facilitar o acesso a boas práticas educacionais em gestões municipais do MDB e também contribuir com a identificação de ações que ajudem a criar soluções para problemas comuns ou acelerar bons resultados no que se refere ao ensino e aprendizagem, a Fundação Ulysses Guimarães desenvolveu o Guia de Referência para uma Escola do Futuro.

O documento foi escrito para auxiliar gestores públicos a promover melhorias e transformações positivas em suas cidades a partir de diferentes perspectivas e exemplos de projetos que têm impactado a rede escolar e colaborado para reduzir desigualdades educacionais.

Baixe o material gratuitamente

Lançamento do Programa Escolas do Futuro

A Fundação Ulysses Guimarães e o MDB lançaram o programa Educação do Futuro – um conjunto de 15 caminhos que vão guiar as políticas públicas de gestores e lideranças da sigla na área da educação. O lançamento nacional do programa aconteceu na quinta-feira (2/3), em Porto Alegre/RS, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a presença de renomados emedebistas, além de um público de cerca de 500 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação e representantes da área.