• Estados

FUG-MA reúne mais de 400 estudantes no Grande Encontro de Grêmios Estudantis da Grande Ilha

Publicado em 26 jun 2026

Evento realizado em Paço do Lumiar promoveu atividades de formação, integração e incentivo ao protagonismo juvenil

A representação da Fundação Ulysses Guimarães no Maranhão (FUG-MA) realizou, no dia 20 de junho, o Grande Encontro de Grêmios Estudantis da Grande Ilha, reunindo mais de 400 estudantes de diversas escolas da região na Associação da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), em Paço do Lumiar.

A iniciativa promoveu um dia de formação, integração e incentivo à participação estudantil, com foco no desenvolvimento de lideranças jovens. A programação foi dedicada ao fortalecimento dos grêmios estudantis e ao protagonismo juvenil, por meio de palestras e atividades voltadas à cidadania, à participação democrática e ao exercício da liderança.

Formação para novas lideranças

As atividades formativas foram conduzidas pelo presidente da FUG-MA, Assis Filho, e pelo professor Wellington Gouveia, com mediação do vice-presidente nacional da Juventude do MDB (JMDB), Neilson Marques. Os participantes acompanharam debates e reflexões sobre o papel da juventude na construção da cidadania e na participação nos espaços de representação estudantil.

O encontro também contou com a presença do presidente estadual do MDB no Maranhão, Orleans Brandão, que acompanhou a programação e destacou a importância de iniciativas voltadas à formação de jovens lideranças.

Além das palestras, os estudantes participaram de atividades de integração e de uma competição entre equipes formadas por integrantes de diferentes grêmios estudantis. A dinâmica estimulou a cooperação, a troca de experiências e o desenvolvimento de competências relacionadas ao trabalho coletivo e à liderança.

Veja mais fotos:

Inscreva-se

Receba nosso boletim Politizar

Agente Virtual da FUG