A Fundação Ulysses Guimarães Bahia (FUG-BA) realizou uma palestra virtual com o tema “Educação Antirracista nas Escolas: caminhos para uma prática pedagógica democrática e inclusiva”. O encontro reuniu cerca de 80 participantes, entre educadores, gestores, estudantes e demais interessados no fortalecimento de práticas educativas comprometidas com a equidade racial.
A palestra foi conduzida por Maicon Ventura, professor, escritor e historiador, e Jeane Cruz, professora, artista plástica e especialista em educação inclusiva e gestão escolar. Juntos, eles trouxeram reflexões profundas sobre o papel da escola na desconstrução das desigualdades, na valorização das identidades negras e na criação de práticas pedagógicas que tornem o cotidiano escolar mais inclusivo, democrático e representativo.
Durante o encontro, foram debatidos temas como formação docente, currículo inclusivo, representatividade, enfrentamento ao racismo estrutural e estratégias para promover espaços de diálogo e acolhimento. As discussões reforçaram a importância de uma atuação comprometida com a justiça racial e com a construção de ambientes educativos mais coerentes com os princípios democráticos.