Acervo Digital da FUG recebe documento histórico sobre o movimento Diretas Já!

06/05/2024

O registro de uma reunião histórica do PMDB, datado de 14 de abril de 1983, veio à tona recentemente, lançando luz sobre um dos momentos cruciais do movimento das Diretas Já. O documento, encontrado em Brasília há duas semanas, revela a decisão da cúpula do MDB de priorizar a campanha pelas eleições diretas para presidente da República, marcando um ponto de virada na história política do Brasil.

A decisão tomada pelo PMDB em abril de 1983 deu um novo impulso ao movimento das Diretas Já, contando com o apoio da liderança do maior partido de oposição à ditadura militar. Essa iniciativa, liderada por Ulysses Guimarães, presidente do PMDB na época, foi fundamental para a ampliação e o sucesso da campanha ao longo do segundo semestre daquele ano.

José Fogaça, então deputado federal pelo Rio Grande do Sul e hoje presidente do Conselho Editorial da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), lembra a atmosfera de incerteza vivida pelo PMDB na época. Para ele, a reunião marcou a transição do partido de uma postura crítica para uma ativa busca pela democracia, em meio às restrições impostas pelo regime militar.

A ata será agora integrada ao acervo digital da FUG, enriquecendo ainda mais os registros históricos da fundação. Segundo Baleia Rossi, atual presidente do MDB, essa descoberta reforça o papel pioneiro do partido no apoio às Diretas Já, destacando-a como um dos momentos mais importantes de sua história.

Leia a matéria completa da Folha de São Paulo (exclusivo para assinantes): https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/05/mdb-encontra-documento-historico-sobre-diretas-ja.shtml

Acesse a íntegra do documento pelo Acervo Digital da FUG: https://acervofug.online/wp-content/uploads/2022/10/Ata-Diretas.pdf