Para a Fundação Ulysses Guimarães, a Educação, e principalmente a Educação Pública, constitui o fundamento principal de uma solução estruturante e democrática de desenvolvimento humano e econômico para o país. Com base nessa premissa, o programa Educação do Futuro, busca engajar gestores e lideranças do MDB para o diálogo, compartilhamento e formulação de políticas públicas de educação.

O programa apresenta propostas de infraestrutura, qualificação técnica-profissional e soluções adequadas ao ensino do século XXI, de forma a reduzir disparidades educacionais e ampliar a igualdade de oportunidades.

ESCOLAS DO FUTURO

Orientação para as melhores práticas de ensino em municípios que aderirem ao programa. Serão 15 caminhos propostos e um guia de referência com contribuições para o gestor municipal desenvolver soluções associadas às Escolas do Futuro.

Saiba mais

INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS E ADULTOS

Construção de um sistema de inclusão produtiva nacional, incluindo debate legislativo, de gestores públicos, organizações não-governamentais e também do setor acadêmico para a formulação de propostas.

Todas as diretrizes que dão base às ações previstas nesse programa têm como compromisso a Educação como o grande roteiro nacional na conquista de uma sociedade menos desigual e com oportunidades para todos.

Saiba mais

15 caminhos para uma educação do futuro

Os caminhos apresentados a seguir são um primeiro indicativo para encaminhamento do Hub de Ações, podendo ser complementados ou adaptados a partir da experiência de técnicos e gestores que compartilham a aplicação das soluções na realidade dos municípios de acordo com sua realidade local e especificidades da rede escolar. Os caminhos foram divididos por grupo de ações que, combinadas, podem gerar mais oportunidades e mudanças consistentes na qualidade da educação: ampliar, implantar, alcançar, desenvolver, modernizar.

  1. Ações exclusivas à primeira infância

  2. Conexão com a sociedade

  3. Foco nas disciplinas steam: ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática

  4. Turno integral na rede escolar

  5. Inovação tecnológica, salas de aula interativas e hibridismo

  6. Coordenação pedagógica e orientação escolar com foco e qualidade

  7. Combate à evasão escolar

  8. Incentivo à titulação adequada para os professores e o vínculo com a escola

  9. Reforço às ações de acolhimento e suporte emocional

  10. Infraestrutura escolar, conectividade e as instalações de uma escola do futuro

  11. Formação continuada de professores

  12. Construção ou adequação de uma escola existente no município para criar uma escola do futuro de referência

  13. Gestão escolar e digitalização dos processos

  14. Avaliação escolar na cidade

  15. Avaliação de professores

Edital sobre a homologação dos municípios inscritos Projeto Escola do Futuro

Edital - Municípios Inscritos

Educação no centro

Primeiro resultado do programa Educação do Futuro, o documento Educação no Centro propõe caminhos e soluções objetivas e exequíveis que priorizam o ensino. A proposta foi entregue pela Fundação Ulysses Guimarães ao MDB.

O estudo apresenta propostas — atendendo a todos os brasileiros — sem qualquer distinção, discriminação ou encaixe em campos ideológicos vinculados à polarização dos extremos da direita ou da esquerda. Além de propositivo, o Educação no Centro funciona como síntese de uma plataforma de governo para o setor, de modo a apoiar governos estaduais e municipais e colaborar na referência dos posicionamentos do MDB e do Centro Democrático.

Baixe o material gratuitamente
Para a Fundação Ulysses Guimarães, a Educação, e principalmente a Educação Pública, constitui o fundamento principal de uma solução estruturante e democrática de desenvolvimento humano e econômico para o país.

Igualdade de oportunidade se constrói com educação, e é por meio dela que podemos deixar o mundo mais justo, inclusivo e democrático.

O programa Educação do Futuro apresenta caminhos para orientar como as gestões municipais podem aplicar as ideias e soluções debatidas e estudadas com os maiores especialistas de educação do país.

Vamos conectar pessoas, teoria e ação. Abrir as portas para o futuro e revolucionar a educação no Brasil.

Se você faz parte do Hub de Ações "Escola do Futuro", faça download do Selo para validar os materiais produzidos município.

DOWNLOAD DO SELO "ESCOLA DO FUTURO"