Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães

Edital 07/2024 - Classficados 2ª fase

O que é

A Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães é o curso de extensão do Programa Movimento que alia formação política e atualização técnica, cuja missão é formar os alunos para que tenham capacidade de liderança política de centro, com as marcas da igualdade de oportunidades, responsabilidade social, inserção produtiva e econômica, transparência e diálogo.

A formação é focada em áreas estratégicas do conhecimento político, econômico e social, além de gestão pública. Ao final do curso, o aluno recebe o título de “Líder em Movimento”.

Em 2024, a formação contará com dois módulos temáticos para a escolha do aluno: o Executivo e o Legislativo, que deverá ser escolhido no momento da inscrição.

Módulos da Escola de Líderes

módulo legislativo

Neste módulo, o aluno terá sobre o MDB e o Centro Democrático, Liderança, Legislação e Processo Legislativo, Comunicação Política, Articulação Legislativa, Oratória no Parlamento, Gestão Pública, além de atividades de simulação legislativa e apresentação de política pública.

módulo executivo

No módulo executivo, o aluno aprende sobre o MDB e o Centro Democrático, Liderança, Conceitos do Poder Executivo, Comunicação Política, Processos do Poder Executivo, Inovação e Governança Estratégica, Gestão Pública, além de uma atividade de simulação e apresentação de políticas públicas.

Quem pode participar?

• Brasileiros filiados ao MDB ou sem filiação partidária;
  • Ter 16 anos ou mais, completados até a data final de inscrição;
  • Possuir título de eleitor;
  • Ter concluído o Ensino Médio até a data final de inscrição;
  • Firmar termo de responsabilidade em relação à disponibilidade de participação em processo seletivo e das atividades do cronograma.

Além de cumprir os requisitos, o interessado deverá preencher um formulário e anexar um vídeo de até 45 segundos atendendo ao solicitado no documento.

Como serão as aulas do curso?

Em 2024, as aulas serão ministradas online entre os meses de março e julho, com o total de 200 horas, entre atividades online e presencial. Serão 3 etapas de aprendizagem durante o curso. Confira nossa grade curricular.

Como será a avaliação?

A avaliação considera a visualização das aulas, participação em fórum de discussão e realização dos exercícios, mas fique atento: 50% da nota final será composta pela participação ativa e o desenvolvimento do aluno ao longo do curso, considerando habilidades de liderança, postura, respeito, comunicação e trabalho em equipe.

Eu recebo uma certificação ao final do curso?

A certificação de “Líder em Movimento” será de 200 horas para os participantes que concluírem todas as etapas do curso. Os que não concluírem 3 etapas serão certificados pela participação das etapas correspondentes, se obtiverem avaliação mínima de 7,0.

Serei premiado pelo meu desempenho?

Sim. Os cinco melhores alunos do Módulo Legislativo, os cinco melhores do Executivo e o um aluno destaque serão premiados da seguinte forma:
1° lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais).
2° lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais).
3° lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais).
4° lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
5° lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais).

Confira alguns depoimentos de nossos ex-alunos

Luiz Ricardo, Paraíba

A Escola de Líderes foi o catalisador que intensificou minha paixão pela política. Como vencedor da Escola em 2022 e Embaixador da Fundação Ulysses Guimarães, encontrei no curso não apenas conhecimento, mas também as oportunidades que tanto almejava para me aproximar do universo político. Crescendo dentro do MDB em meu estado, sinto-me honrado por ocupar espaços que antes pareciam inacessíveis. Agradeço à escola por abrir portas e me capacitar para trilhar o caminho que sempre sonhei.

Cassiane Melo, São Paulo

A Escola de Líderes ampliou meus conhecimentos e minha atuação política, me moldando, deixando-me mais preparada para representar as mulheres e nossa comunidade. Venha também fazer parte deste Movimento!

Suyane de Araújo Fermon, Ceará - Virgílio Varnier Balarini, Espírito Santo - Mara Lúcia Pimental, Rio de Janeiro - Mirella Rodrigues Lima, Ceará

É com imensa satisfação que compartilhamos a grandiosidade das experiências vividas na Fundação Ulysses Guimarães com a Escola de Líderes. Cada conteúdo absorvido foi enriquecedor e impactante, contribuindo significativamente para o nosso crescimento pessoal e profissional. As lições aprendidas e as conexões feitas durante esse período são inestimáveis, e estamos verdadeiramente gratos por termos tido a oportunidade de participar e ter sido contemplados com a vitoriosa classificação do Projeto de Política Pública do nosso grupo.

Virgilio Varnier Balarini, Espírito Santo

Em meu primeiro contato com o MDB, tive a honra de participar do curso Escola de Líderes 2023, na plataforma Movimento, oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães. Sinto-me muito feliz e grato por todas as orientações recebidas, conhecimentos transmitidos, vivências em aulas online interativas e presenciais, além das premiações recebidas em uma noite de glamour. Agora me sinto parte da família MDBista.

Alice Feitosa, São Paulo

Participar da Escola de Líderes marcou a minha vida acadêmica e profissional, e não poderia deixar de agradecer a FUG por todo o conhecimento compartilhado. O resultado não seria possível sem a ajuda e colaboração de tantos profissionais envolvidos de corpo, alma, coração e muita energia. Aos meus colegas, meu agradecimento pelas ideias que dividimos. Aos tutores eu deixo uma palavra de gratidão porque reconheço a paciência e o esforço de todos sem exceção. Agradeço por ter participado durante um ano inteiro o maior curso de Formação Política do País.

Mara Lúcia, Rio de Janeiro

Não tenho palavras pra expressar o quanto a FUG mudou a minha vida. Só tenho que agradecer por todos os cursos que fiz. Obrigada, FUG!

Laércio Eduardo Silva, Piauí

O MDB foi o partido que me deu a oportunidade de participar do processo político, e uma das maiores experiências que tive foi o Curso da Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães Um curso que me fez adquirir bastante experiência, tanto na teoria como na prática, de como construir um projeto de políticas públicas, saber a diferença entre os poderes, algo que eu não sabia antes. Eu tenho muito a aprender ainda, melhor como profissional e pessoa, mas por meio dessa oportunidade eu pude melhorar meus conhecimentos.

Vanessa Martins Moraes, Rio Grande do Sul

Ser aluna da Escola de Líderes me trouxe mais conhecimento, mais capacitação, coragem e me fez ter certeza de que, sim, a educação e a política devem andar de mãos dadas por um mundo melhor. Sou mulher, sou jovem, e meu lugar mais do que nunca é na política.

Wagner Muniz, Rio de Janeiro

Na Escola de Líderes, tive vivências incríveis que refletiram em todas as áreas da minha vida. Estudei, debati e apliquei temas práticos de gestão pública, onde o foco principal é servir ao povo. Aprendi também que, para se tornar um bom gestor público, é necessário compreender assuntos variados que têm uma só finalidade: o desenvolvimento do povo e do município, com políticas públicas e ações efetivas de qualidade.

Eduarda Faria Junho de Sá, Minas Gerais

Participar da Escola de Líderes ampliou minha visão sobre política e liderança. Pude compreender o poder da colaboração e do diálogo. Cada aula era uma oportunidade de desafiar minhas próprias ideias e crescer como líder e como pessoa. Os mentores e colegas que conheci durante esse período se tornaram uma fonte constante de inspiração e apoio.
Recomendo a Escola a todos que desejam se tornar agentes de mudança.

Francisco Paulo Neto, Bahia

A Escola de Líderes 2023 me acrescentou conhecimento de forma altamente qualificada. Trouxe todo o aprendizado técnico e político necessários para saber tratar e cuidar de gente, ensinando com altíssimo padrão a forma de fazer política pública.

A Escola de Líderes da FUG teve fundamental importância para o meu crescimento pessoal e profissional, trouxe um maior aprendizado sobre o manejo com a prática política e reacendeu a minha paixão por tornar a vida das pessoas melhor, pois acredito que a política é um instrumento de transformação social. Toda gama de conteúdos e a prática na imersão presencial tornou tudo ainda mais incrível!

Minha experiência com a Escola de Líderes foi maravilhosa. Aprendi como fazer políticas públicas voltadas para o povo, interagi com pessoas do País inteiro, conheci diferentes culturas e percebi realidades diferentes em cada canto do Brasil. Criamos projetos de Políticas Públicas voltadas à Educação, recebi um prêmio em Brasília, encontrei com políticos que sou fã e conversamos sobre a política nacional. Foi uma experiência inesquecível.

Confira nossos vídeos

Tem alguma dúvida? Fale com a gente pelo e-mail movimento@fundacaoulysses.org.br

Entre em contato

Receba nosso boletim Politizar