Notícias
Brasil: 40 anos de Democracia
14/04/2025
José Fogaça
Presidente do Conselho
Editorial da FUG
Por mais turbulentos que tenham sido os anos recentes da democracia brasileira, há um notável dado histórico que não devemos permitir que seja colocado em segundo plano: nossa geração tem o privilégio de estar vivendo, de forma ininterrupta, a única experiência de estabilidade institucional, absoluto respeito à Constituição e prevalência incontestável do Estado de Direito que logrou ultrapassar um quarto de século em toda a era republicana.
Isso, decididamente, não é pouco. Entre 1889 e 2025, o único bloco histórico que não foi afligido por derrubada de governo ou golpes de estado é aquele que tem início em 1985, com a eleição de Tancredo Neves, e se estende até nossos dias, perfazendo longas 4 décadas de persistência e intocabilidade dos direitos e liberdades fundamentais.
Sim, é uma celebração única, nunca vivida por outra geração que não a nossa: o Brasil atinge inéditos 40 anos de democracia.
Isso não é uma construção narrativa, é um fato.
No entanto, é preciso que se tenha consciência de que o caminho para a construção do edifício democrático foi longo e cheio de sacrifícios. Foram, para muitos dos que lutaram para que isso acontecesse, tempos de sofrimento, tenacidade e perseverança.
O MDB foi o grande agente histórico, o grande instrumento dessa conquista, em todas as frentes. Ulysses Guimarães, Teotônio Villela, Tancredo Neves são os símbolos. São a ponta de um imenso iceberg, são a tradução de um poderoso sentimento que moveu corações e mentes, homens e mulheres que se uniram para que o Brasil merecesse, um dia, esse estágio civilizatório que nos coloca entre as grandes nações do mundo.
É nosso dever, e das gerações que virão, preservar esses valores, que nos permitirão conquistar o que todos os brasileiros ainda almejam: padrões mais elevados de justiça social e desenvolvimento econômico, sabendo, acima de tudo, que por maior riqueza material que possa conquistar, nenhum povo ou país é verdadeiramente feliz sem democracia e liberdade.