Caminhos da Cidade realiza primeira reunião do ano com foco nas eleições de 2024

12/03/2024

A primeira reunião do Caminhos da Cidade, programa da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) que estimula os diretórios municipais do MDB a se prepararem para o período pré-eleitoral e eleitoral, ocorreu na noite desta segunda-feira (12/3) com foco nas eleições de 2024. Na oportunidade, foi apresentada a metodologia do programa e a premiação que será distribuída às melhores propostas.

O secretário-Executivo da FUG, Guto Scherer, abriu o encontro reforçando a necessidade de preparação para as campanhas eleitorais que se aproximam. “A ideia do programa é que os partidos municipais se organizem para ouvir a comunidade, se aproximar das pessoas na busca de opiniões, sugestões e críticas para formulação do seu plano de governo, consequentemente, identificar novas lideranças que possam vir a ser candidatos pelo partido”, apontou.

Antes de entrar na apresentação técnica do programa, o consultor Gustavo Grisa passou a palavra para o presidente da Agência Moove, José Fuscaldo, que lembrou a abordagem principal do Caminhos da Cidade: “ouvir as pessoas, conversar com elas, dar voz ao povo”. Para ele, essa estratégia na pré-campanha é “valiosíssima” na campanha.

Aproveitando a colocação de Fuscaldo, Grisa destacou que “cada dia de pré-campanha equivale a três dias de campanha.” Ele seguiu explicando a metodologia do programa, que consiste na realização de 15 encontros temáticos para cidades com mais de 20 mil habitantes e cinco para aquelas com menos. Para cada grupo temático explorado, são elaboradas propostas que concorrem a uma premiação a ser ainda definida.

A consultora da FUG Renata Rodrigues instruiu os participantes sobre como “registrar todas as propostas e contribuições temáticas apresentadas nas reuniões a serem realizadas em formulário disponibilizado no site do Caminhos da Cidade.”

Ao abrir a palavra para os participantes, os consultores da FUG esclareceram dúvidas de pessoas como Alessandro Coimbra, de Jacareí (SP); Hugo Graçiano, de Mangaratiba (RJ); Adão Randerson, de Colina (MA); e Ítalo Diógenes, de Limoeiro do Norte (CE).