Notícias

Geral

Em palestra para a FUG, Guilherme Sturm reforça a importância da prestação de contas partidárias

10/04/2024

O programa “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), contou com a participação do CEO da Rede Essent Jus, Guilherme Sturm, para falar sobre a “Situação dos partidos em debate” na segunda-feira, dia 8 de abril. Sturm é reconhecido no cenário eleitoral nacional por sua experiência em mais de 15 mil prestações de contase também é membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE).

A palestra, transmitida ao vivo através do YouTube (link abaixo), alertou à responsabilidade da prestação de contas dos partidos políticos. “Esse é o momento mais oportuno para conversar sobre regularidade partidária, pois fizemos um levantamento e o cenário que a gente encontrou, de fato, foi muito preocupante”, afirmou Sturm. Segundo ele, de cada 10 prestações de contas de 2022 que deveriam ter sido entregues até junho de 2023, quase oito não foram entregues.

O especialista também apontou que a desaprovação das contas “é tão ruim pro partido quanto a não prestação”, pois a agremiação fica impedida de abrir conta bancária e pode até ter problemas para fazer a prestação de contas atual. “Então, note que é uma bola de neve que ela só vai aumentando”, ponderou.

Para não perder o prazo e ficar por dentro da contabilidade partidária, assista a palestra do “Brasil Precisa Pensar o Brasil”, com Guilherme Sturm: