Acervo Digital

FUG apresenta o site do Acervo Digital

25/10/2022

No Dia da Democracia, FUG entrega à sociedade o acervo digital que é o conjunto de documentos a ser construído coletivamente que busca preservar e difundir a memória do MDB.

Hoje, 25 de outubro, é comemorado no Brasil, o Dia da Democracia. E para celebrar esta data a Fundação Ulysses Guimarães apresenta para a sociedade o Acervo Digital do MDB e da FUG mais democrático do que nunca. O Acervo está hospedado no domínio http://acervofug.online/. De caráter permanente e contínuo, o site reunirá toda a massa documental (áudios, textos, vídeos e imagens) que tenha vínculo com o MDB/PMDB, com a Fundação Pedroso Horta, antecessora da Fundação Ulysses Guimarães, com a própria FUG, com o seu patrono Ulysses Guimarães, com os líderes do partido em todas as esferas e nos 27 estados da federação, as memórias que podem contribuir para o resgate da história do partido e da luta política no Brasil.

O MDB e a FUG são protagonistas da história política brasileira. No entanto, é preciso, permanentemente, recuperar, preservar, investigar, expor e difundir os vestígios dessa atuação. E, a preservação de um acervo cultural e histórico é um dos grandes legados que podem ser deixados para as futuras gerações. “A ideia do Acervo Digital é criar um memorial que organize, preserve e difunda a história do nosso MDB, e de todos aqueles que participaram da construção da democracia brasileira, resgatando a sua história e seus personagens”, afirmou Alceu Moreira, presidente nacional da FUG.

A concepção do Acervo Digital é que ele seja uma ferramenta de pesquisa universal. E todo o material poderá ser enviado pelo próprio site do Acervo Digital. A massa documental passará por uma análise de historiadores e curadores que terão a autonomia de publicação, mediante a autorização do autor dos documentos. Tudo estará a disposição da sociedade para leitura, e possível uso, mediante a citação dos direitos autorais.

Autores Thatiana Souza - Assessoria de Comunicação Social FUG Nacional