FUG-CE incentiva a participação de mais negros na política

14/01/2022

A filial da FUG e o MDB no Ceará vão incentivar e investir na capacitação de pessoas negras que desejam ingressar na política. Para isso, as siglas, por meio do núcleo MDB Afro e da FUG-CE, planejam realizar no primeiro semestre deste ano uma série de formações para preparar negros e negras que queiram ocupar os espaços de poder.

As ações fazem parte do programa “Década do Afrodescendente 2021-2030”, uma agenda de longo prazo desenvolvida pelo partido com objetivo de garantir a ascensão e preparação de pessoas negras para liderar processos políticos importantes.

Um dos nomes colocados para a disputa para deputado estadual é o do mediador da FUG e presidente do MDB Afro-CE, Eron Narciso, militante com experiência em causas étnico raciais e políticas públicas afirmativas.

Em termos absolutos, o MDB foi o partido que apresentou o maior número de candidatos negros nas eleições de 2020. Dos 45 mil candidatos, 19,6 mil eram negros e pardos, o que representa 43%. Além disso o MDB foi a legenda que elegeu o maior número de prefeitos negros com 234 no total.

Fonte: MDB e FUG Ceará