Notícias

Geral

FUG lança inovadora ferramenta de autoavaliação para futuros líderes políticos

11/04/2024

A Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) ganhou uma ferramenta digital inovadora para acompanhar o desenvolvimento dos futuros líderes políticos do Brasil. O sistema de autoavaliação orientada para lideranças políticas é um instrumento de aprendizagem que induz o processo de melhoria contínua para aperfeiçoamento dos alunos.

A idealizadora da ferramenta e consultora da FUG, Susana Kakuta, afirma que “o software é customizado exclusivamente para alunos da Escola de Líderes, possibilitando acompanhar seu desenvolvimento sobre conhecimentos necessários para formar uma carreira política como membro do MDB.”

Kakuta – que é estrategista em inovação e impacto, especialista em educação e empreendedora – explica que o sistema é composto por 10 dimensões estratégicas de perfil de liderança política. Cada dimensão trata de um tema relevante para os futuros líderes, sendo eles: História e Valores do MDB, Liderança, Políticas Públicas, Capacidade de Inovação, Capacidade de Comunicação, Cidades e Tecnologia, Processo Legislativo, Capacidade de Articulação Política, Capacidade de Oratória e Persuasão, e Desempenho Legislativo.

O programa exige que o aluno entre, no mínimo, duas vezes para constatar sua evolução no aprofundamento de seus conhecimentos. “Além disso, deve-se preencher as questões munido de autocrítica e procurar ser verdadeiro, caso contrário o resultado não reflete o perfil de um líder comprometido”, reforça Kakuta.

A ferramenta de autoavaliação para perfil de líder político já está disponível na plataforma Movimento, onde constam os cursos, palestras e materiais didáticos da FUG.