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FUG-PR inicia capacitação de pré-candidatos hoje

02/02/2012

Curitiba (PR) – A Fundação Ulysses Guimarães do Paraná inicia hoje (02) em Curitiba, Curso de Oratória em Público Oratória para Rádio e TV.

Promovido em parceria com o Diretório Municipal do PMDB de Curitiba, as aulas são uma extensão do Projeto Nacional de capacitação da Fundação Ulysses Guimarães, que pretende formar todos os pré-candidatos que concorrerão ao pleito eleitoral em 2012.

“A FUG-PR investiu na idéia do Diretório Municipal, que através do depuatado João Arruda (PR) e do Pré-Candidato a Prefeito Rafael Greca, elaborou o formato do curso. Procuramos, então desenvolver um projeto em cima da proposta e trouxemos para nos auxiliar o Professor Luiz Roberto Meira, Diretor da Faculdade de artes do Paraná”, afirmou Rafael Xavier, Presidente da FUG-PR.

O foco é aprimorar a experiência e a prática de discursar sobre si e idéias próprias diante do público, ao vivo e em imagens gravadas para Rádios e Televisões. São imagens diferentes, exigem tom diferente, boa respiração, relaxamento, e sobremaneira, capacidade de síntese. Cada aula terá 40 minutos de informações sistematizadas, através de textos e imagens, interação entre grupos de discussão, preparação dos discursos, seguido de gravação dos pronunciamentos, sua filmagem e exibição à platéia.

Os encontros occorrerão em 5 datas, sempre às quintas-feiras, nos dias 02, 09 e 16 de fefereiro, 1º e 8 de março, às 19:00h, na sede do Diretório Estadual do PMDB.

No Paraná

A FUG pretende capacitar todos os pré-candidatos a vereador do PMDB com o Curso Preparatório para Candidatos. Para participar basta o presidente do Diretório Municipal estrar em contato com a Fundação Ulysses Guimarães do Paraná por e-mail, pelo telefone.

São 7 aulas:

Objetivos do Curso:

Realizado em parceria com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui 7 aulas. O Curso Preparatório para Candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito tem o objetivo de preparar todos os candidatos para que eles possam, em todo o território nacional: deter o conhecimento das atribuições do cargo que postulam.

Conteúdo Programático:

Aula 1 – Política e Democracia. Poderes da República: Legislativo, Executivo e Judiciário
O que é Política?;
O que é Democracia?;
A transição política do século XIX ao XX;
As décadas 50 e 60;
Rumo ao novo milênio;
Mídia e Política;
Breve relato: Democracia na América Latina e no Brasil;
A democracia atual;
Poderes da República;
Presidencialismo;
Parlamentarismo;
Sistemas Híbridos;
Concentração de Poderes no executivo;
Judicialização da Política;
Organização dos Poderes na República Brasileira. Brasil Imperial;
Brasil Republicano;
Poder Executivo- Atribuições exclusivas do Poder Executivo;
Poder Legislativo – Atribuições exclusivas do Poder Legislativo;
Competências privadas da Câmara dos Deputados e do Senado;
Poder Judiciário – Atribuições do Poder Judiciário.

Aula 2 – Organização do Estado Brasileiro. Instituições Políticas e Federalismo no Brasil
Brasil Colônia;
Independência – Monarquia;
República;
Pós 1930;
Autoritarismo – Governos Militares;
Dos anos 90 aos nossos dias;
Federalismo.

Aula 3 – Princípios da Administração Pública. Políticas Públicas.
Origem do Estado;
República, governo e administração pública;
Administração Pública;
Princípio da Legalidade;
Princípio da Impessoalidade;
Princípio da Moralidade;
Princípio da Publicidade;
Princípio da Eficiência;
Princípio Licitatório;
Princípio da Responsabilidade da administração;
Princípio da Participação;
Princípio da Autonomia Gerencial;
Livre Iniciativa;
Livre Concorrência;
Políticas e Estratégias Públicas Municipais;
Elementos conceituais básicos;
Objetivos de programas, projetos e atividade;
Ciclo de vida das ações governamentais;
Eficiência, eficácia e afetividade de ações;
Retorno de ações;
Dificuldade (problemas) de ações governamentais;
Fatores Intervenientes nas ações;
Desenvolvimento territorial;
Estratégias de desenvolvimento local.

Aula 4 – Papel e Funções do Legislativo Municipal. Papel e Funções do Executivo Municipal
O Poder Legislativo Municipal:
Governo e gestão local;
Funções do Poder Legislativo;
O Papel Estratégico do Legislativo Local na Gestão Contemporânea;
O Poder Executivo Municipal;
Elementos conceituais fundamentais;
Estrutura do Poder Executivo Municipal;
O papel estratégico do Executivo local na gestão contemporânea;
Ações governamentais inovadoras;
Atributos de projetos inovadores.

Aula 5 – Finanças Públicas do Brasil. Lei de Responsabilidade fiscal
Evolução da participação da Sociedade na Gestão dos Recursos Públicos;
Gestão das Finanças Públicas em governos autocráticos e em governos democráticos;
Gestão das Finanças Públicas na Era Digital;
A introdução da Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil;
As Leis Orçamentárias e a Responsabilidade na Gestão Fiscal;
Lei do Plano Plurianual;
Lei de Diretrizes Orçamentárias;
Lei do Orçamento Anual;
Mecanismos de Responsabilidade na Gestão Fiscal;
Programação dos Desembolsos;
Estipulação de Metas Fiscais;
Avaliação dos Riscos Fiscais;
Condições para a renúncia de Receita;
Condições para o incremento permanente de despesas;
Limites de gastos com pessoal;
Publicidade, transparência e participação popular;
Finanças Públicas;
Análise das finanças brasileiras por nível de governo;
Origem e destino dos recursos dos Estados;
Origem e destino dos recursos dos municípios;
Visão geral do Estado Brasileiro;
Carga tributária;
De onde vem o dinheiro?:
Para onde vai o dinheiro?:
Que papel exerce o Estado brasileiro em cada um dos níveis de governo;
Reforma Tributária.

Aula 6 – Legislação e Regras Eleitorais. Fidelidade partidária e Coligações Eleitorais
Um pouco de história;
Voto: modo de usar;
Como funciona em outros países;
Eleições para os legislativos;
Como funciona em outros países;
Fidelidade Partidária;
Coligações Eleitorais;
Eleições Municipais de 2008;
Aspectos Gerais da Arrecadação, Aplicação de Recursos e Prestação de Contas nas Campanhas Eleitorais.

Aula 7 – Planejamento e Financiamento da Campanha Eleitoral. Marketing Político e Eleitoral. Exercício de Liderança
Marketing Político e Campanha Eleitoral;
Importância do Marketing no processo eleitoral e de gestão política;
Marketing empresarial;
Marketing eleitoral e político no Brasil;
Pesquisas de opinião pública.

**Possui 7 aulas, com carga horária de 25 horas.