Escola para Candidatos: FUG lança inovador programa de capacitação intensiva para pré-candidatos

24/03/2024

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) publicou, neste domingo (24/3), edital com normas e critérios de participação na Escola para Candidatos de 2024, que integra o Programa Movimento da instituição. Com foco em capacitar potenciais pré-candidatos para as eleições municipais de outubro, o novo programa prepara para os desafios do processo eleitoral, além de fortalecer valores democráticos e incentivar a participação cidadã.

“Este é um curso vai de encontro a um dos grandes princípios da Fundação, que é se tornar um laboratório de formação política capaz de qualificar nossos quadros para que façam a diferença nas suas comunidades”, lembra o presidente da FUG Nacional, deputado federal Alceu Moreira. Ele também ressalta que o programa contribui para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento de lideranças políticas comprometidas com o bem-estar da sociedade.

Com duração de 36 horas, a Escola para Candidatos será realizada com atividades síncronas e assíncronas distribuídas ao longo de abril e maio e abordará desde a avaliação do cenário eleitoral até aspectos de liderança e comunicação, passando por temas como contabilidade e direito.

Metas para a capacitação

O edital estabelece uma série de objetivos essenciais para capacitar os pré-candidatos, como proporcionar conhecimentos essenciais sobre o processo eleitoral com embasamento sobre os aspectos fundamentais de suas pré-campanhas; fomentar habilidades de liderança e comunicação eficaz, preparando-os para interagir com os eleitores de forma impactante; estimular a formação de redes de apoio, facilitando a troca de ideias e experiências.

O curso também procura promover valores como moderação, diálogo e compromisso com a democracia para fortalecer o Centro Democrático; incentivar a participação cidadã e o engajamento comunitário, visando mobilizar os eleitores e promover uma maior participação no processo democrático; e ampliar a compreensão dos desafios enfrentados pelas cidades e orientar os pré-candidatos na elaboração de propostas para enfrentá-los.

Inscrições e certificação

O processo seletivo destina-se a filiados ao MDB ou pessoas indicadas por presidentes municipais do partido. As inscrições serão realizadas exclusivamente online na página da Escola para Canditados, de 24/03 a 10/04. A lista preliminar dos aprovados será divulgada em 11/04 no site da FUG e por e-mail.

A certificação será baseada na frequência dos participantes. Aqueles que assistirem a todas as aulas receberão certificação de curso de extensão. Participantes que não assistirem a todas as aulas serão certificados pela frequência nas aulas que participarem.