Notícias

Geral

MDB e FUG apresentam projeto “O Brasil Precisa Pensar o Brasil” em almoço com bancadas

20/03/2025

O MDB e a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) reuniram, nesta quarta-feira (19), parlamentares e lideranças do partido para apresentar o projeto “O Brasil Precisa Pensar o Brasil”, uma iniciativa que busca debater desafios nacionais e formular propostas para o futuro do país. O evento, realizado em Brasília (DF), contou com a presença do presidente do MDB, Baleia Rossi, do presidente da FUG, Alceu Moreira, do presidente do Conselho Curador da FUG, Moreira Franco, do coordenador-geral do projeto, Aldo Rebelo, além de senadores, deputados e governadores do partido.

A iniciativa faz parte das comemorações dos 60 anos do MDB e dos 30 anos da FUG e já teve sua primeira fase lançada em um encontro virtual com o ex-presidente Michel Temer que discutiu o Semipresidencialismo no contexto das reformas políticas e institucionais. Entre outros temas que serão debatidos durante o projeto estão governança, inovação na gestão pública, educação, trabalho, tecnologia, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e  políticas sociais.

Agora, o projeto entra em sua fase de debates regionais, culminando no Encontro Nacional, em setembro, que consolidará um documento programático para subsidiar a atuação do MDB nas eleições de 2026.

Propostas e Desafios

Durante o evento, Baleia Rossi destacou a relevância do projeto para o fortalecimento do MDB e o papel do partido na construção do país. “Se o MDB quiser continuar sendo um partido que tem expressão política, que tem presença em todos os estados do Brasil, nós precisamos formular políticas públicas. O Brasil precisa pensar o Brasil e nós precisamos pensar o MDB”, afirmou o presidente da legenda.

Alceu Moreira, presidente da FUG, ressaltou o caráter inovador da iniciativa e a necessidade de envolver a sociedade na construção das soluções para o país. “O partido político precisa ter um laboratório que gere políticas públicas. Esse trabalho de agora é para pensar uma sociedade que garanta o direito de cada cidadão e cidadã brasileira ter um Estado eficiente e prestador de serviços de qualidade.”

O presidente do Conselho Curador da FUG, Moreira Franco, abordou a importância de construir um MDB que seja referência na formulação de políticas públicas. “O MDB, que foi fundamental na construção da democracia brasileira, precisa novamente se colocar na vanguarda do pensamento político nacional. Este projeto não é apenas um debate teórico, mas um passo decisivo para a construção de uma agenda que responda às aspirações do povo brasileiro”, disse o ex-ministro.

O coordenador-geral do projeto, Aldo Rebelo, enfatizou a importância do MDB retomar sua posição de liderança na formulação de políticas nacionais. “O MDB tem o maior número de filiados do Brasil. Se esse partido se mobiliza para refletir, pensar e formular, ele faz diferença na política nacional”, pontuou.

O evento também contou com falas do senador e líder do MDB no Senado, Eduardo Braga, que ressaltou a importância de alinhar os projetos do partido às demandas da sociedade: “O MDB precisa estar sintonizado com a sociedade brasileira e suas aspirações. Precisamos formular propostas que atendam às necessidades reais da população.”

Já o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reforçou a necessidade de ampliar a participação do MDB nos debates nacionais. “O MDB precisa voltar a ser protagonista e este projeto é um caminho para consolidarmos nossa atuação de forma estruturada e eficiente.”

Próximos Passos

Os encontros regionais do projeto já têm início marcado para Curitiba (PR), no dia 24 de março reunindo grandes lideranças e especialistas, como o Senador Fogaça e o coordenador-geral do projeto, Aldo Rebelo; o secretário-executivo da FUG, Guto Scherer; além do Deputado Federal Alceu Moreira, presidente da FUG Nacional e lideranças estaduais e do MDB Paraná.

A FUG também lançou uma sondagem nacional para conhecer a opinião do público sobre os temas que serão debatidos até o Encontro Nacional, em setembro. A consulta convida gestores públicos, lideranças políticas e cidadãos a avaliarem e priorizarem seis grandes eixos temáticos:

  • Reforma política e reformas institucionais; governança e inovação na gestão pública
  • Capital humano – educação, primeiro emprego, ciência e tecnologia
  • Meio ambiente – matriz energética, sustentabilidade, Amazônia
  • Economia – desenvolvimento econômico, infraestrutura, dinamismo regional
  • Políticas sociais – rede de proteção social, inclusão produtiva
  • Segurança Pública e Justiça

Os interessados podem acompanhar as atualizações e participar do projeto pelo site oficial: https://pensarobrasil.com.br/

Confira a galeria de fotos do evento:

O Brasil Precisa Pensar O Brasil