Temer indica que MDB deve promover a pacificação nas eleições de 2024 em aula inaugural da Escola de Líderes

14/03/2024

Durante a Aula Magna ministrada na abertura do curso Escola de Líderes 2024 da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), realizada na noite desta quarta-feira (13/3), o ex-presidente da República Michel Temer destacou o papel pacificador do MDB nas eleições municipais de outubro. Temer também ressaltou a atuação da Fundação nas reformas realizadas em seu governo e traçou um histórico da redemocratização desde a Assembleia Constituinte, que resultou na Constituição Cidadã.

O ex-presidente enfatizou que o MDB “sempre foi um partido pautado pela ideia da democracia e da pacificação” e complementou: “Quando se fala em democracia, se fala em oposição, que existe para ajudar a governar. E ela o faz ao observar, criticar, criar movimentos contrários. Situação e oposição governam juntos, cada um na sua tarefa”. Ele também desaprovou os governos que tentam destruir o legado dos anteriores, afirmando que “a ideia de ‘herança maldita’ se incorporou ao estado brasileiro, mas cada presidente produziu um fato positivo.”

Temer, então, recapitulou as conquistas de todos os governos desde a redemocratização. Começando com o MDBista José Sarney, passando por Collor, que impulsionou a indústria nacional; Itamar Franco, quando preparou o Plano Real; Fernando Henrique, que produziu reformas estruturantes fundamentais; Lula, quando o combate à fome e à pobreza se tornaram prioridade; e Dilma, dando sequência aos trabalhos do governo Lula.

Conquistas do governo Temer

O ex-presidente recordou as relevantes conquistas que ocorreram em seu governo, como o teto de gastos públicos e as reformas trabalhista e do Ensino Médio. Segundo ele, o principal objetivo do teto de gastos foi a redução da dívida pública, que naquele momento estava em R$ 179 bilhões. “Logo no novo orçamento, o déficit público caiu para R$ 139 bilhões e no seguinte para R$ 119 bilhões”, afirmou Temer, apontando que a economia seguiu caindo para R$ 69 bilhões durante o governo seguinte.

“Fizemos uma coisa que é típica do MDB e da Fundação Ulysses Guimarães: criamos um ambiente de diálogo e houve uma conjugação de esforços dos empregados e empregadores para formatar, durante 7 meses, uma modernização da legislação trabalhista”, lembrou o ex-presidente.

Conversa com os alunos

Na linha final da Aula Magna, Michel Temer dirigiu-se aos participantes da Escola de Líderes 2024 e ponderou sobre a importância da Constituição e da ideologia política. “Os conceitos de esquerda e direita caíram quando o Muro de Berlim caiu. Hoje, nas relações multilaterais dos países, não se fala mais em política institucional; é uma relação comercial”, ponderou.

Ele ainda aconselhou os alunos a lerem a Constituição e apontou sua importância para o Estado Democrático de Direito. “Meditem sobre seus capítulos, vejam que coisa poderosa! Nós, constituintes, soubemos amalgamar os princípios liberais com os sociais na confecção da Carta Cidadã”, rememorou o ex-presidente, ao salientar o papel do MDB na Assembleia Constituinte.

Para Temer, essas vitórias devem ser exploradas nas campanhas dos candidatos às eleições municipais. “Não se amofinem, o MDB tem história!”, concluiu o ex-presidente.

Confira a Aula Magna na íntegra: