Cerca de 40 municípios participam do Congresso Estadual do PMDB/RJ

07/06/2009

O Congresso do PMDB do Rio de Janeiro foi realizado no último sábado, 30, contando com a participação de lideranças do partido e militantes de 40 municípios do Estado. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães/RJ, Fernando Peregrino, informou que o resultado do congresso foi compilado em relatório de 25 páginas, além de 50 de anexos, que será encaminhado ao PMDB Nacional.

O Estado trabalhou em três vertentes: divulgar informações sobre o congresso, realizar consultas às bases sobre tópicos relevantes de um Plano de Governo e organizar a participação dos militantes nos diversos temas, através de comissões que espelhassem a vontade de participar de cada um. ?Queremos elaborar democraticamente um plano de governo com as sugestões e críticas de todos partidários?, afirmou o presidente da FUG-RJ.

A internet foi uma ferramenta imprescindível na participação da militância, o Estado disponibilizou um site específico para o Congresso com duas pesquisas, além de 20 perguntas, para serem respondidas pelos correligionários. Em dois meses, foram constituídas 18 comissões temáticas, com quase 400 militantes inscritos de todas as regiões do Estado, sendo aproximadamente 35% do interior e 65% da capital. Do interior, cerca de 40 municípios realizaram inscrição, a maioria absoluta apresentou seus relatórios à Comissão de Sistematização.

As principais comissões que se constituíram e trabalharam foram: Segurança, Economia, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trabalho e Renda, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, Infraestrutura e Energia, Política, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Mulher, Étnico e Racial, Sindical, Comunitário e Juventude.