EAD é destaque novamente na Folha de Pernambuco

22/04/2010
A edição da Folha de Pernambuco desta segunda-feira, 19, destacou novamente o Programa de Formação Política. Confira a matéria na íntegra abaixo, ou acesse o link: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-politica/562087?task=view
PMDB planeja atrai líderes comunitários

Desde que o deputado federal Raul Henry assumiu a secretaria-geral do PMDB em Pernambuco, no ano passado, a legenda passou a investir na promoção de cursos gratuitos de Formação Política e de Gestores Públicos no Estado. Este ano, usando a mesma estratégia, o partido planeja chegar mais perto das lideranças comunitárias. Focado nesse objetivo, lança novo treinamento com o mote: Formação de Agentes da Cidadania. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fundação Ulysses Guimarães (FUG), instituição mentora do EAD, sigla que representa o Programa de Formação Política pelo método de ensino à distância (EAD/FUG).
“A gente está vendo que as pessoas estão adormecidas nessas lutas coletivas. Não se mobilizam pelo entorno. Os conselhos comunitários devem servir para que a população reaja e comece a cobrar. A população precisa reassumir o comando das lutas sociais. As instituições crescem à medida que a cidadania cresce”, explica o vice-presidente da  FUG-PE, Eduardo Freitas.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.ead.fundacaoulysses.org.br  ou pelo email: pernambuco@fundacaoulysses.org.br . Não há limite de tempo para se inscrever porque as turmas são disponibilizadas sempre que há demanda. A sistemática prevê encontros periódicos em tele-salas locais, onde o conhecimento de professores conceituados é levado a todos que desejam compartilhar dele.
Vereadora de Carpina e mediadora de uma turma do EAD/FUG na sua cidade, Marta Guerra realça o papel dos cursos na unificação do discurso partidário. “Nos proporcionou momentos de socialização de idéias, experiências, conhecimentos e formação política de qualidade, unificando nosso discurso partidário, para que o PMDB, do nosso município, se sinta responsabilizado de seu papel social, de formar cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, independente das questões partidárias”, argumentou a parlamentar.
Entusiasta do treinamento, Raul Henry destaca a importância da politização nesses tempos em que a política tradicional sofre com a perda de credibilidade. “Em primeiro lugar, apesar de a política tradicional no Brasil estar muito desmoralizada, ela é inevitável porque as sociedades se governam através da política. Em segundo, é o único instrumento de transformação da sociedade. Não são iniciativas individuais que trasnformam a sociedade, mas a ação coletiva da política. Para nossa surpresa, a adesão tem sido maior do que a expectativa. Ou seja, as pessoas compreendem que se não participarem do processo político, não vão ter voz ativa no processo social”, concluiu o peemedebista.