FUG debate Plano de Governo e lança novos cursos no Rio Grande do Norte

17/06/2009

O diretório regional do PMDB e a Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Norte (FUG-RN) promovem Congresso Estadual na próxima segunda-feira (15). No evento, autoridades locais e nacionais vão debater o plano de governo do partido que deverá nortear as eleições de 2010. Serão lançados também os primeiros cursos de Ensino à Distância da Fundação no estado: o de Formação Política e o de Gestão Municipal. A expectativa é de que o encontro reúna 500 pessoas.

Mais de 500 peemedebistas estiveram reunidos na última segunda-feira, para debater o Plano de Governo do partido para os estados e para o país nas eleições de 2010, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O evento organizado pelo diretório do PMDB e pela Fundação Ulysses Guimarães estaduais, contou com participação de autoridades e lideranças políticas locais e nacionais.

“O maior partido do Brasil, a maior representação política, não pode se contentar com uma posição de segundo plano no pleito para 2010”, decalrou o presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional (FUG), deputado Eliseu Padilha (RS), que aproveitou a ocasião para lançar o novo curso de Gestão Pública Municipal, do programa de Ensino à Distância (EAD), oferecido pela instituição.

O curso para gestores públicos municipais pelo método do ensino à distância (EAD) será oferecido no estado e já é oferecido gratuitamente pela FUG, para todo o país.

ATIVIDADES DA FUNDAÇÃO – Para o presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, Gleire Belchior, o evento foi muito importante para que inaugurássemos uma nova fase nas atividades no Rio Grande do Norte. “No primeiro dia de divulgação dos cursos recebemos 150 inscrições dos militantes”, comemorou.

Gleire afirmou que o congresso foi também uma excelente oportunidade para que os militantes pudessem debater as propostas políticas do partido. “Reunimos mais de 500 congressistas que discutiram ponto a ponto as questões presentes no levantamento feito pelo PMDB e pela Fundação. Até o momento foram respondidos 231 questionários, ou seja, dois terços do total de formulários distribuídos pelo Diretório Estadual”, esclareceu.

Em julho, a FUG do Rio Grande do Norte organizará os primeiros cursos preparatórios para mediadores. “Nessa primeira etapa serão selecionados 20 professores, entre universitários e voluntários, para coordenar o programa educativo de EAD da Fundação. Nossa expectativa é a de formar 600 alunos até dezembro deste ano”, garantiu Gleire.
PROJETO NACIONAL – O líder do PMDB na Câmara e presidente estadual do partido, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), acredita que o diretório do PMDB no Rio Grande do Norte deu uma significativa contribuição às discussões do plano de governo do partido que será apresentado durante o Congresso Nacional da legenda, previsto para este ano. “Nosso objetivo é criar um projeto nacional para o Brasil que sirva de debate para as eleições de 2010. Para que ele seja verdadeiro vamos buscar nas bases, nos municípios, propostas que sejam condizentes com a realidade do país”, disse.

De acordo com o líder, até o mês de julho o PMDB-RN apresentará o resultado das informações coletadas por meio do questionário. “O trabalho do partido com a distribuição dos questionários é o levantamento das carências e potencialidades dos estados. A mobilização dos militantes peemedebistas do Rio Grande do Norte está muito forte. Por essa razão os debates sobre o pleito do ano que vem acabaram sendo antecipados”, avaliou.

O senador Garibaldi Alves Filho (RN) elogiou a iniciativa do PMDB em discutir as propostas para administração pública nas esferas federal e estadual. “Estamos ouvindo as bases, os companheiros, para decidir depois. Esse é o encaminhamento que sempre foi dado às questões de natureza política”, analisou.

O senador enfatizou seu desejo em disputar a reeleição ao Senado Federal e não para o governo estadual como foi divulgado pela imprensa. Garibaldi afirmou que sua ausência na disputa do próximo ano não significa que o partido tenha desistido de ter uma candidatura própria na sucessão da governadora Wilma de Faria.

Na opinião de Garibaldi, uma candidatura própria nacional também pode ocorrer desde que o PMDB tenha um candidato com condições de concorrer ao cargo. “Apoiarei quem vocês indicarem”, declarou. O senador destacou ainda que, independente das decisões tomadas, o PMDB marchará unido. “A minha palavra é de luta. O meu compromisso é lutar cada vez mais por um Rio Grande do Norte melhor”, assegurou.