FUG do Rio de Janeiro realiza II Encontro de Mediadores da EAD do PMDB

01/05/2008

Foto: Débora Agualuza

Com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Ulysses Guimarães do Rio de Janeiro, foi promovido, na manhã deste sábado, 26/04, o II Encontro de Mediadores Municipais da Escola de Ensino a distancia do PMDB.

O evento, que visa capacitar os futuros candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, foi dividido em seis módulos, com temas diretamente vinculados ao exercício da política. São eles: Economia, Legislativo, Método para Construir Plano de Governo, Casos de Sucesso, Ética e Retórica.

Segundo o presidente da FUG-RJ, Fernando Peregrino, mais do que ocupar cargos públicos, o PMDB precisa eleger candidatos preparados para exercer mandatos que atendam as demandas populares. Motivo central pelo qual foi idealizada a Escola de Formação Política.

Após cada etapa do curso, os participantes irão promover o treinamento dos demais peemedebistas em todos os municípios do Rio de Janeiro, fortalecendo a base partidária. A meta é implantar a EAD em todas as cidades fluminenses. Tarefa esta, incumbida aos 276 mediadores, que já estão se estruturando para isso.

Para auxiliar na reprodução do conteúdo exibido durante os seminários, os mediadores irão receber um book digital, produzido pela FUG do Rio de Janeiro, que concentra todas as apresentações das palestras, além do material de apoio – tele-conferências, Cd´s, Dvd´s – cedido pela FUG nacional.

Para fortalecer e estimular a realização dos Cursos de Formação Política, a diretoria irá participar dos encontros regionais, sendo a agenda anunciada durante o evento. Os Seminários estão programados do dia 5 de Maio até 28 de Junho.

Ao final do II Encontro dos Mediadores, os participantes receberam o certificado pela FUG.

Módulos

O presidente Fernando Peregrino, abriu o evento traçando um panorama sobre o Modelo Econômico Brasileiro, destacando a importância de compreender as características da economia do país e estado. Motivados, os participantes puderam esclarecer dúvidas relacionadas ao tema.

Baseado na Constituição Federal de 1988, o diretor e advogado da FUG-RJ, Ramirez Valle, dissertou sobre as práticas de competência de cada cargo público. O advogado explanou sobre a minirreforma eleitoral, que revogou proibição de algumas práticas de campanha, como uso de outdoors e realização de showmícios. Além de ter apresentado o cronograma completo das atividades eleitorais até o dia 5 de Outubro, quando acontece a eleição.

Sob o olhar atento dos mediadores, o professor adjunto de Medicina Social da UERJ e também diretor secretário da FUG- RJ, Dr. Thales Pontes Luz, expôs os fatores que devem ser analisados para a construção de um plano de governo local. “Um bom governante ou um bom parlamentar deve conhecer os passos metodológicos para alcançar um projeto de governo, desde a identificação do problema até o planejamento de todas as etapas”, frisou o diretor.