FUG e MDB do RJ realizam encontro de trabalho com a juventude

25/11/2021

Com o auditório da sede do MDB-RJ, no Centro da capital fluminense, ocupado por jovens lideranças de todo o estado, o Primeiro Encontro de Trabalho da Juventude do MDB no Rio (JMDB-RJ) reuniu representantes de cerca de 40 municípios do estado. A reunião faz parte do movimento de reestruturação regional da legenda e a participação do núcleo jovem tem sido destaque pelo engajamento crescente de novas lideranças.

Durante o encontro foram apresentados os trabalhos realizados para a reorganização do núcleo jovem do partido, além do calendário de atividades que está sendo montado para os próximos meses e em parceria com a filia da FUG-RJ foi disponibilizada às lideranças jovens toda a estrutura de cursos, seminários e palestras com objetivo de formar uma nova geração de líderes do MDB.

“A gente tem a consciência e a segurança do que o MDB já fez pelo Rio, mas também tem a inquietude e o desejo do que ainda queremos fazer. E para isso precisamos estar preparados. Digo isso porque todos os núcleos do partido têm a oportunidade de se desenvolver com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães, que disponibiliza cursos de formação política. Queremos ter uma juventude consciente e preparada para participar das decisões sobre o futuro do país”, afirmou Rafael Picciani, coordenador de Núcleos no estado. E, ele ressaltou que a FUG, inclusive, oferece um curso específico para a formação de jovens políticos.

O encontro, que reuniu mais de 80 jovens lideranças do partido, também contou com a participação do presidente nacional da JMDB, Norton Soares, que lembrou de sua experiência e a formação política na FUG e destacou a importância e a qualidade dos cursos de qualificação da fundação. “Sei que tem muita gente aqui que está começando (na política) agora. E fico feliz com esse interesse, essa vontade de participar. E essa é uma oportunidade de aprender ao máximo tudo o que a gente puder. Participem dos cursos da FUG e aproveitem essa convivência partidária a favor da qualificação de vocês, para que quando vocês assumam possam fazer o melhor que puderem para a sociedade. A juventude pode mudar esse país”, disse Soares.

Formação política – Participou também do encontro o presidente em exercício da filial FUG-RJ, Celso Jacob, que ressaltou que os cursos da FUG são todos gratuitos e estão à disposição da juventude. “Participem das atividades da FUG-RJ, estamos de portas abertas e temos um material de muita qualidade à disposição de vocês”, convocou.

Na reunião aconteceu um ato de entrega de mudas de ipê aos participantes. A vice-presidente nacional da JMDB e secretária-Geral da filial da FUG-RJ, Sávia Midiã, explicou que as mudas entregues, foi uma parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), por meio de sua Assessoria de Programas de Projetos Especiais, e serão utilizadas em ações de reflorestamento planejadas pela JMDB-RJ em diversos municípios.

“Essas mudas representam não somente uma preocupação com o meio ambiente, mas também simbolizam cada um de vocês. E assim como o ipê só crescerá forte se espalhar suas raízes num solo fértil. Do mesmo modo a nossa juventude só terá um futuro próspero integrando-se ao glorioso passado do nosso partido, desenvolvendo-se à medida que o desenvolve. Temos aqui antigas e novas gerações integradas, crescendo juntas e juntas produzindo sementes de riqueza para nosso estado e nosso país. Essa é a seiva do nosso trabalho: integração e crescimento”, finalizou Sávia.

Assessoria de Comunicação Social FUG Nacional com informações da FUG e do MDB RJ