FUG e MDB RS querem ampliar a participação feminina nas eleições 2020

10/11/2019

O MDB e a Fundação Ulysses Guimarães no Rio Grande do Sul estiveram reunidos neste sábado (9) em Gravataí/RS para o “Encontro Estadual Conexão Mulher”. A reunião teve como foco as eleições 2020 e a apresentação do planejamento de gestão do MDB Mulher/RS para o biênio 2019-2021.

Com capital político de 8 prefeitas, 11 vices e 200 vereadoras, a meta do MDB Mulher/RS é de ampliar a representação a partir das eleições de 2020. E para alcançar esse objetivo será importante oferecer conteúdo e qualificação para as emedebistas. Essa foi a indicação de pesquisa realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) realizada entre os dias 18 e 23 de setembro e ouviu um total de 100 emedebistas de diversas localidades.

Segundo o estudo, 50% das mulheres do MDB afirmaram conhecer os cursos ofertados pelo partido e pela FUG e, aquelas que participaram de algum deles, se disseram muito satisfeitas com o resultado.

Anfitriã do Encontro, a presidente do MDB Mulher/RS, Patrícia Alba, 1ª suplente da bancada do partido na Assembleia Legislativa, aposta que a combinação de conteúdo e sensibilidade seja a resposta para a construção de candidaturas fortes e competitivas. “O resultado da pesquisa demonstrou o interesse das mulheres em participarem da política e de buscarem mais conhecimento. A partir disso iremos pautar nossas ações futuras”, garantiu.

O presidente do Conselho Curador da FUG e do MDB-RS, deputado Alceu Moreira, marcou presença no encontro e avaliou o trabalho das emedebistas como meticuloso. “As mulheres estão fazendo um laboratório de ideias e buscando soluções conjuntas para a sociedade”, enalteceu Alceu. Mais uma vez, o líder do MDB gaúcho sustentou que o partido precisa se fortalecer como alternativa de centro. “O Brasil requer uma ferramenta mediadora para sair da atual situação. O MDB está no centro e é essa ferramenta”, opinou Alceu.

O secretário de Gestão da FUG Nacional, Francisco Donato, reforçou a atuação da FUG ao lado do MDB. “A Fundação Ulysses Guimarães é uma colaboradora, uma ferramenta importante do partido que está presente em todos os estados”, enfatizou.

Presenças – O encontro também contou com a presença do prefeito de Gravataí, Marco Alba, do deputado estadual Sebastião Melo, da presidente do MDB de Gravataí, Sônia Oliveira, do vice-presidente da JMDB, Alberto Flores e das colaboradoras da FUG-RS, Evelize Fabricio e Samchai, entre outras lideranças.

Thatiana Souza (ASCOM FUG Nacional) com informações do MDB-RS