FUG-MA e APAC fecham uma parceria para levar o curso de Cidadania aos recuperandos do regime fechado

08/07/2019

A Fundação Ulysses Guimarães continua cumprindo seu papel: levar educação e formação a todos os cidadãos. Dessa forma, a filial da FUG no Maranhão e a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) fecharam uma parceria para oferecer o curso de Cidadania da FUG aos internos “recuperandos” do regime fechado.

A aula inaugural aconteceu na sexta-feira (5). O presidente da FUG-MA, professor Wellington Gouveia, ministrou a palestra “Cidadania, Fé e o Poder da Expectativa”.

A APAC é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e à reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. O trabalho da APAC dispõe de um método de valorização humana, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de recuperar-se, buscando em perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, o socorro às vítimas a promoção da justiça restaurativa.

Na APAC os presos são chamados de recuperandos e são corresponsáveis por sua recuperação. A presença de voluntários é fundamental oferecendo aos recuperandos a assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica. Na APAC, a segurança e a disciplina são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte alguns funcionários e voluntários, sem o concurso de policiais ou agentes penitenciários.

Thatiana Souza (ASCOM-FUG Nacional) com informações da FUG-MA e do site da FBAC