FUG-MS diploma 353 alunos nos cursos Básico e Gestores Públicos

05/11/2010

Campo Grande (MS) – A Fundação Ulysses Guimarães de Mato Grosso do Sul realizou grande evento para diplomação dos alunos de 14 turmas do Ensino a Distância na noite desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Campo Grande. Foram um total de 353 formandos dos cursos Básico de Formação Política e de Gestão Municipal.

Ao iniciar o evento, a presidente da FUG-MS, Maria Emília Sulzer ressaltou a importância do trabalho do formação realizado no estado e a grande participação de alunos e mediadores. “Este é um momento importante para nós que acreditamos que o fazer política acontece com muita seriedade e muita responsabilidade, para dividir o que sabemos com tantos outros que também acreditam numa postura ética na política.”, declarou.

“Este é um trabalho voluntário, delicado e responsável, feito por uma equipe que acredita”, complementou Maria Emilia ao agradecer os mediadores por sua atuação no EAD. Para ela, “o conhecimento é capaz de transformar nossa visão de mundo, da realidade. Esse é o resultado de um trabalho construído coletivamente, ninguém constrói nada sozinho”.

Os cursos foram concentrados em Campo Grande, em 2010, por ser um ano eleitoral, o que dificultaria a locomoção de pessoas do interior para este trabalho, segundo informou a presidente da FUG-MS.

Esacheu Nascimento, presidente do PMDB de Mato Grosso do Sul, ressaltou a importância do trabalho da Fundação na formação da militância, pois “vivemos um momento muito pobre politicamente no Brasil. Os debates das questões de interesse da nacionalidade têm estado fora da agenda partidária. Neste contexto especialmente a juventude tem tido um visão muito negativa da política”

Para Esacheu, “a FUG é hoje a alma do verdadeiro PMDB. Sua energia emana de uma gestão inteligente e até mesmo visionária, entre a academia e a realidade política”.

O presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, foi último orador e destacou a importância da educação para a melhoria das condições de vida dos brasileiros. “Não há nenhuma forma de evoluirmos como nação se isso não for feito pelo conhecimento e isso leva tempo”, disse.

Para Padilha, o mediador tem papel fundamental no trabalho do Ensino a Distância: “nós não conseguimos fazer a intermediação entre uma caixa dágua e a população sem uma adutora, o mediador faz esse papel, de levar o conhecimento a quem está sedento por ele”.

O papel dos agentes comunitários também foi destacado pelo presidente da FUG, que lançará nesta sexta-feira (5) o curso para formação de Agentes de Cidadania Comunitária em Mato Grosso do Sul. “De acordo com a Constituição Federal, a saúde, a educação, assistência social e criança e adolescente são áreas mantidas no município com fundos federais. A própria constituição diz que quem tem que mandar neste dinheiro são os conselhos municipais. Temos que ter a população preparada para mandar nestas áreas, participando e fiscalizando o uso deste dinheiro que vem do governo federal. Esta é a função do curso Agentes de Cidadania, promovido pela FUG”, explicou o presidente nacional da Fundação.

Os cursos de formação política da FUG já atingiram a marca de 200 mil alunos e tem a meta de chegar, até 2014, a 2 milhões de alunos. “Queremos formar o partido para termos condições de uma candidatura própria para presidência da república e ganharmos”, concluiu Eliseu Padilha.

No final do evento foi selada a continuidade da parceira entre a FUG-MS e a Universidade Anhanguera que, juntas, já formaram 155 alunos dos cursos do EAD.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Campo Grande, Edil Albuquerque; o deputado estadual e vice-presidente do PMDB-MS, Junior Mochi; o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, representando os prefeitos dos demais municipios; a presidente estadual do PMDB Mulher e do diretório do PMDB em Campo Grande, Carla Stefanini; o presidente da JPMDB de Mato Grosso do Sul, Ulisses Rocha; do presidente do PMDB Afro MS, Álvaro Gomes Castro; a coordenadora nacional do EAD Elisiane da Silva; representantes dos diretórios municipais do PMDB; além do vice-presidente da FUG, Gilton Almeida, que foi o mestre de cerimônia do evento.