FUG/RJ apresenta o EAD a Fundação Konrad Adenauer

24/06/2008

Dirigentes da Fundação Ulysses Guimarães do Rio de Janeiro estiveram, em 19 de junho, no Centro de Estudos Regionais da FKA – Fundação Konrad Adenauer no Brasil, situado no Rio, com o objetivo de apresentar o programa da Escola de Ensino a Distância – EAD, entre outros projetos, e de conhecer as ações de intercâmbio dessa entidade alemã de cooperação, que colabora para consolidar o Estado de Direito democrático e social, através do bom desempenho do sistema político dos países.

– Foi uma oportunidade de mostrar as atividades da FUG, como um centro de estudos de ciências políticas e sociais do PMDB, que dá suporte teórico a parlamentares brasileiros, através do exercício da democracia e da livre expressão, e saber como são os programas e projetos da fundação, em especial àqueles ligados ao escritório do Rio. Existe agora uma possibilidade especial de a FKA interagir com a formação e a qualificação política empreendidas pela FUG no Estado do Rio – informa o diretor de Projetos da FUG-RJ e coordenador regional da EAD Rio, Nayt Junior.

Membro da equipe de brasileiros e representantes da Alemanha no Centro de Estudos da Fundação Konrad Adenauer, no Rio, a coordenadora de Projetos Aline Soares ficou interessada com o Curso de Formação Política da FUG, ministrado com a colaboração da EAD, e disse que ele é um avanço, pois “alcança a todos os estados do Brasil, com um mesmo conteúdo e a mesma linguagem, garantindo a unidade ideológica do PMDB e a manutenção dos seus ideais, sem perder os caracteres regionais de cada um deles”.

Estiveram na reunião de trabalho, além de Aline Soares (FKA) e Nayt Junior, pela FUG-RJ, a secretária executiva Lilimar Godinho e o professor e mediador municipal Fernando Azevedo.

A FKA no Brasil

Há mais de 50 anos, a Fundação Konrad Adenauer se empenha mundialmente a fim de contribuir para a criação de um sistema internacional que faz valer a liberdade, a paz e a justiça. No Brasil desde 1969, trabalha em iniciativas próprias e em cooperação com parceiros brasileiros, dialogando, trocando experiências e promovendo a produção de conhecimento especializado nas áreas onde se encontram os principais desafios do país.

O público-alvo dos eventos e publicações da FKA no Brasil é composto por líderes políticos, empresariais e sociais, além de formadores de opinião – intelectuais, jornalistas, artistas, profissionais liberais – e membros de organizações sociais e políticas.

Seus valores têm origem na visão política do estadista Konrad Adenauer, primeiro Chanceler da Alemanha, que exerceu esse cargo de 1949 a 1963, realizando uma obra histórica: a reconstrução da Alemanha após a II Guerra Mundial, a consolidação da democracia e a inserção de seu país na comunidade dos países livres. Faleceu em 1967, mas seu maior sonho virou realidade posteriormente: uma Alemanha livre e unificada, dentro de uma Europa livre e integrada, onde há uma cooperação de alcance global.

Tais conceitos orientam a humanidade em direção a um futuro comum e tem como principal missão o fortalecimento da democracia na Alemanha e no mundo, proporcionando espaços de formação política e funcionando, além disso, como fábrica de idéias para assuntos políticos, pois construir o futuro é papel das novas gerações de líderes democráticos. A FKA investe esforços e recursos, principalmente, em pessoas jovens e talentosas, envolvidas com o desenvolvimento da democracia, do Estado de Direito, da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável.

Centro de Estudos

O Centro de Estudos é um escritório sediado no Rio de Janeiro, a partir do qual, com a colaboração de uma equipe formada por brasileiros e alemães, a FKA promove o diálogo político e abre espaços de análise e discussão de temas atuais, relevantes para o desenvolvimento político, social e econômico do Brasil. Destaca-se, nesse contexto, o debate sobre as diversas reformas em andamento e por se realizar no país.

Oficinas de diálogo e formação cidadã, projetos de consultoria política e econômica, pesquisas científicas e publicações estão entre as atividades realizadas a partir do Centro de Estudos. Dentro desse enfoque regional, a FKA trabalha na América Latina e na Europa, além de divulgar informativos periódicos sobre questões políticas brasileiras e por meio da participação em discussões acadêmicas sobre o Brasil e a Alemanha, organizadas pela FKA ou outras instituições parceiras.