Fundação Ulysses Guimarães promove ciclo de palestras sobre suicídio, no Maranhão

13/10/2017

Suicídio foi o tema escolhido para um ciclo de palestras que aconteceu no último dia 22/09, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento, organizado pela Fundação Ulysses Guimarães, contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre estudantes universitários ‑ da área da saúde‑ e sociedade em geral.

Para o presidente da FUG-MA, Wellington Gouveia, o evento traz à tona um tema sensível, porém muito importante a ser discutido com a sociedade. Segundo dados do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (Caop-DH), 290 casos de suicídio foram registrados no Maranhão, em 2016 . Neste ano, já se somam dez casos, somente na capital.

“A Fundação tem um papel indispensável na formação da sociedade. É muito importante discutir e reconhecer os fatores e causas que podem levar o indivíduo à decisão de tirar a própria vida, e assim saber como apoiar e orientar para o tipo de ajuda mais adequado”, analisa.

As palestras foram divididas em temas, de acordo com a especialidade dos palestrantes. Voluntários das áreas da neuropsiquiatria, psicopedagogia e teologia conduziram os debates, que se estenderam por toda a tarde.

Wellington garante que o evento foi um sucesso e superou as expectativas da organização, que não esperava um número tão significativo de participantes. De acordo com ele, devido à demanda, o objetivo agora é promover outro ciclo de palestras, com maior carga horária e atendimento individual para a população.

“Tivemos um retorno muito positivo de quem participou do evento. Muitas vidas foram transformadas em apenas uma tarde. A ideia é darmos continuidade, para que mais pessoas repensem o significado da vida e, por meio de um atendimento mais personalizado, romper a dificuldade de falar sobre suas angústias e sofrimento. O importante é a pessoa saber que não está só.” Garantiu o organizador, lembrando que os profissionais escalados para as palestras vão oferecer esse suporte, de forma gratuita, para quem participou do evento.