Peemedebistas de Rondônia prestigiam Estradas e Bandeiras

29/08/2011

Porto Velho (RO) – Cerca de 500 companheiros peemedebistas prestigiaram na tarde desta quinta-feira (25), o lançamento da edição do Programa Estradas e Bandeiras: Rumo aos Municípios 2012, em Rondônia. Ao final do evento, foram certificados 180 mediadores que receberam o treinamento em Ouro Preto do Oeste, no mês passado, e 200 alunos do curso de Agente Comunitário de Cidadania, que concluíram pelo método do ensino à distância (EAD) em Porto Velho.

A reunião foi aberta pelo presidente estadual do PMDB-RO, Orestes Muniz, que lembrou Ulysses Guimarães ao falar das lutas democráticas do poder, que se iniciaram pelo conhecimento, dedicação e saber. “Nesta premissa, a Fundação está preparando seus quadros de forma organizada e aperfeiçoada. Por intermédio destes cursos, nós iremos ganhar as eleições em todos os municípios do Brasil”, afirmou.

A presidente da FUG-RO, Suely Aragão, comentou as andanças dos presidentes Eliseu Padilha (Fundação Ulysses Guimarães) e Valdir Raupp (PMDB Nacional) pelo país. “O Raupp e o Padilha estão resgatando a ideologia partidária, que já estava caindo no esquecimento. O foco é buscar o melhor da política para a sociedade”, destacou.

O prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, disse que “estes encontros servem para fortalecer o Partido”. E, acrescentou: “nós somos um partido de sustentação. O PMDB estará sempre ao lado do povo, do País, para melhorar a vida do Brasil”.

Representando o governador Confúcio Moura, o secretário Nivaldo, declarou que “é por meio da educação, que o PMDB vai mudar o quadro que ai está”.

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, saudou os presentes e comemorou mais uma edição do Programa Estradas e Bandeiras: “com este Programa estamos alavancando o Brasil por onde passamos. Hoje, estamos resgatando as bandeiras do PMDB e fazendo com que elas estejam presentes no dia a dia de cada brasileiro”.

“Eu acredito no PMDB, porque é o Partido das grandes lutas e das grandes causas. O PMDB tem uma aliança com o povo brasileiro. O PMDB é grande”, disse Raupp.

Palestras – O ciclo dos debates foi iniciado pelo deputado Eliseu Padilha, presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, que fez uma saudação especial ao senador Valdir Raupp e à deputada Marinha Raupp. “Estes dois fizeram quase o impossível neste estado, mantendo a sigla forte e grande em Rondônia”, ressaltou.

Padilha chamou a atenção dos participantes quando disse que: “ou conquistaremos uma grande vitória em 2012 para chegarmos grandes em 2014 ou, ao contrário, será um fiasco”. Ele afirmou que, hoje, o objetivo dos cursos da Fundação é fazer com que as pessoas voltem a acreditar na política e nos políticos. “Hoje, isso só é possível com conhecimento. E só estudando é que vamos superar essa descrença e a forma de fazer política”.

Sobre candidatura própria, Padilha frisou que a determinação do presidente Raupp é de que todos os municípios lancem candidatos nos três níveis, pois “o partido político só existe para chegar ao poder. E chegando, poderá exercê-lo”. Para ele, a única forma de conquistar este poder é por meio do conhecimento.

Ao finalizar, Eliseu Padilha deixou para a plateia três premissas para se ganhar uma eleição com sucesso: uma militância grande e qualificada; uma boa proposta de governo; e um candidato que corresponda às expectativas esperadas. “O que dá origem aos frutos e as flores é o que a raiz traz para regá-los. Trazendo para política, está raiz é a nossa base partidária, que qualificada e preparada, vai gerar bons frutos”, concluiu.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães do ES, Francisco Donato, falou sobre “Estrutura e Organização Partidária e Orientações Pré-Eleitorais”. Um dos pontos mais debatidos do painel foi sobre a importância da contribuição para o Partido e as filiações.

Para Esacheu Nascimento, presidente do PMDB-MS, “o Partido precisa resgatar suas bandeiras e dialogá-las com a sociedade. Hoje, o PMDB é o Partido que apresenta as melhores propostas de governança para o Brasil”. Ele falou sobre alguns problemas enfrentados pela sociedade, como a educação e a saúde. “O Brasil não pode mais continuar oferecendo uma educação péssima qualidade. Nós temos a obrigação de mudar este quadro, agregando valores”, concluiu.

Para fechar o ciclo de debates, o professor Joel Maciel, falou sobre o curso de Dicção e Oratória da Fundação Ulysses Guimarães. Coordenador do curso, ele chamou a atenção dos participantes ao falar das várias modalidades de expressão em público. Promoveu brincadeiras e deu uma pequena amostra do que é e como funciona o curso.