Presidente da FUG-PE participa de Seminário no ES e defende a educação para conter a violência

14/06/2019

O presidente da filial da Fundação Ulysses Guimarães em Pernambuco, Murilo Cavalcanti, esteve hoje (14), em Vitória/ES, para palestrar no Seminário “Desenvolvimento Social e Cidadania” promovido pela FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças). O secretário de gestão da FUG Nacional, Chico Donato, também prestigiou o evento.

Murilo é atualmente Secretário de Segurança Urbana de Recife/PE. A sua palestra teve como foco o desenvolvimento social, por meio da transformação e inserção das pessoas das periferias, e o combate à violência urbana. Para ele, “devemos ofertar um conjunto de iniciativas públicas, como parques, praças, áreas de lazer, campos de futebol, bibliotecas, salas de leitura etc., que gerem cidadania, convivência, encontros. Quanto mais gente na rua, mais seguro é o espaço público”.

Como secretário já concebeu a ideia e inaugurou duas unidades de um projeto chamado Compaz (Centro Comunitário da Paz), que oferece em áreas periféricas da capital pernambucana atividades esportivas, culturais e educativas.

O fuguiano dedicou boa parte da sua trajetória de vida para estudar o combate à violência e se tornar um militante do desarmamento. Viajou 31 vezes à Colômbia para conhecer o processo de transformação de Bogotá e Medellín. Antes dominadas pelo tráfico de drogas e consideradas duas das mais violentas cidades do mundo, viraram referência na redução da criminalidade ao associar à repressão policial um amplo projeto de investimento social. Dessas viagens resultou a concepção do livro “As Lições de Bogotá & Medellín —do Caos à Referência Mundial”.

O seminário faz parte do InspiraES, que é uma rede em apoio às políticas públicas no Espírito Santo e tem como objetivo capitanear ações para a formação de lideranças com capacitação para propor ideias e projetos que possam melhorar a vida das pessoas nas cidades, nos estados e no país. O InspiraES é uma iniciativa do Movimento Brasil 200 e do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais, com a coordenação de Aridelmo Teixeira, fundador da Fucape e também responsável pelo Brasil 200 no Estado.

Thatiana Souza (ASCOM – Fundação Ulysses Guimarães)