Notícias

Geral

Promulgada Lei que institui a Semana Ulysses Guimarães na cidade do Rio de Janeiro

19/04/2022

A cidade do Rio de Janeiro terá a partir de agora, inserida no seu calendário oficial, a Semana em Defesa da Democracia denominada ‘Semana Ulysses Guimarães’. Foi sancionada hoje (18) pelo prefeito do Rio de Janeiro, a Lei nº 7.301, de autoria do vereador emedebista Vitor Hugo, que inclui a Semana em Defesa da Democracia denominada “Semana Ulysses Guimarães”, a ser comemorada anualmente na semana do dia 5 de outubro.

“É de extrema importância conscientizar a população carioca sobre a democracia e a liberdade conquistadas, com muita luta, durante a ditadura militar, bem como sobre os direitos e deveres consolidados pela Constituição Federal de 1988. Vamos motivar a população desta cidade sobre a importância de defendermos nossas instituições e a nossa democracia”, comemorou o vereador Vitor Hugo, autor da Lei.

Ao justificar a proposta, o vereador lembrou que o voto direto foi uma grande conquista e um dos seus principais líderes foi Ulysses Guimarães, advogado e bom exemplo de político brasileiro, um dos principais opositores à ditadura militar. Ulysses liderou as campanhas pela redemocratização, como a “Diretas Já”. Foi o presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, e inaugurou a nova ordem democrática, após 21 anos sob a Ditadura Militar, “motivo pelo qual a ‘Semana em Defesa da Democracia’ deve fazer essa justa homenagem com seu nome”, disse.

A secretária-geral da filial da FUG-RJ, Sávia Midiã, também comemorou a iniciativa. “Para nós, da Fundação Ulysses Guimarães no Rio de Janeiro, é um sentimento de satisfação em ver a iniciativa do vereador Vitor Hugo. Esperamos que outros parlamentares emedebistas tenham a iniciativa de defender o legado do Dr. Ulysses e que possam interiorizar esta ação”.

A Lei entra em vigor a partir de hoje, data de sua publicação.

Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação FUG Nacional