Geral Revista Ulysses

Fundação Ulysses apresenta nova edição da Revista Ulysses

08/04/2013

Brasília (DF) – “Brasil: para onde caminhamos? Está na hora de pensar o que queremos para o futuro”. Este é o debate proposto na 12ª edição da revista ULYSSES, uma publicação da Fundação Ulysses Guimarães.

A Fundação tem procurado de forma permanente discutir com a sociedade temas que digam respeito à cidadania e à atualidade. “A posição em que nos encontramos e para onde nos dirigimos como nação, sob os pontos de vista político, social e econômico, são questões importantes a serem respondidas”, afirmou o presidente nacional da Instituição, Eliseu Padilha.

Segundo Padilha, nesta edição a revista procurou provocar o contraditório e centrar o debate no atual cenário socioeconômico nacional, levando em conta os competidores da América do Sul, da América Latina, dos chamados BRICS e de todo o globo.

“A globalização da economia, desde sua eclosão, tem resultado numa globalização de crises, especialmente as denominadas ‘Crises Econômicas’. Em tempos variados, diferentes incertezas e conflitos abalaram economias em todos os continentes, embora seja, neste momento, a crise da União Europeia e a dos Estados Unidos da América a ocupar os maiores espaços midiáticos globalizados. Inclusive agora, hoje, uma grande crise econômica atinge algum ou a alguns estados nacionais”, afirmou Padilha.

Em seu editorial, Eliseu Padilha destaca que uma nação que almeje, de forma consequente e viável, situar-se entre as mais desenvolvidas do mundo, não pode deixar de priorizar o planejamento e a adoção de medidas que o viabilizem. E isso está calcado, principalmente, em um Plano Nacional de Educação e em um Plano Nacional de Infraestrutura.

Entrevista – A revista Ulysses traz como destaque uma entrevista com o diretor do BRICLab da Columbia University, em Nova York, o doutor e mestre em Sociologia das Relações Internacionais, Marcos Troyjo.

Para o professor, não dá para ser o Brasil do futuro com baixa produtividade e com os outros países dependendo apenas de nossas commodities. “O país precisa de um pacto estratégico. Para que isso possa acontecer, é necessário um consenso em relação ao papel que o Brasil quer ter no mundo, não somente aquilo que queremos do mundo, mas o que queremos para o mundo. Eu tenho a impressão de que nós não temos essa noção muito clara”, afirmou.

Revista Ulysses – A publicação é distribuída de forma gratuita e pode ser solicitada pelo e-mail: revistaulysses@fundacaoulysses.org.br.

A cada edição, um novo tema é colocado em pauta para que seus pontos e contrapontos sejam analisados por meio de artigos, entrevistas e informações técnicas. O leitor, ao sentir necessidade de se aprofundar em diferentes conteúdos, pode recorrer a outras edições da revista para complementar seu conhecimento. Além disso, o leitor também pode contribuir com sugestões de pautas, de entrevistas e de artigos.

A Revista Ulysses está inserida no acervo da Biblioteca Nacional, sob o ISSN 2179-4723. Seu conteúdo valoriza a produção científica e acadêmica e foca em temas de alta indagação político-social.

Baixe aqui e leia a íntegra da Revista.