Revista Ulysses

Opinião: Qualidade das revistas da FundUlysses

20/03/2014

As revistas da Fundação Ulysses Guimarães passaram recentemente por uma reformulação. O leitor Gustavo Simão, de Minas Gerais, nos enviou o seu relato, muito positivo, sobre a mudança. Confira abaixo:

“Foi possível perceber que a Revista Ulysses traz agora muito mais informações técnicas, relativas ao tema em discussão, e menos questões partidárias, o que na minha visão é muito bom. Ou seja, a revista deve ser muito mais um instrumento de capacitação, do que o de divulgação partidária, penso eu. Após a leitura dos textos de autoria do expediente da revista não tenho qualquer dúvida quanto a competência desses profissionais, inclusive, envio a todos parabéns pela capacidade em articular ideias e na proposição de temas de tão alta relevância à sociedade brasileira.

O que mais surpreendeu foi a forma como atualmente está estruturada a Revista Ulysses. Ela consegue de maneira muito competente definir e articular temais atuais e aspectos sociais.

Ademais, a inserção das frases de grandes pensadores ou personalidades, que pode ser vista no tópico “Entre aspas” faz com que o leitor reflita acerca daquilo que lê, podendo inclusive fazer uma correlação com o tema da edição e o contexto das frases presentes no tópico.

Por outro lado, mesmo que as reportagens temáticas da Revista Ulysses sejam imparciais, no que diz respeito ao pensamento político-partidário do PMDB, a publicação consegue inserir sempre em suas edições matérias relativas às atividades do partido. Tal fato, sem sombra de dúvidas, é muito positivo. Nesse mesmo sentido, ela consegue ainda abordar as atividades da Fundulysses, seja em matérias relativas ao alcance de seus cursos EAD, seja por meio de pequenas inserções entre as reportagens principais acerca de  seus diversos cursos de capacitação.

A partir da leitura atenta de todos os exemplares que foram a mim enviados pela fundação, tenho conversado com meus colegas a respeito da qualidade das matérias produzidas pela revista, indicando-os a leitura dos mesmos.

Pela qualidade do material minha sugestão seria a de torná-lo bimestral, assim, a publicação poderá abordar de forma mais célere os temas da atualidade. Por outro lado, seria também interessante ouvir o que a juventude tem a dizer a respeito dos temas debatidos pelo periódico, por exemplo: se a revista irá abordar temática relativa à questão do investimento versus o aumento das atividades de custeio, seria interessante entrevistar alguns jovens para saber o que eles pensam a respeito, seria melhor investir em estradas, portos e grandes obras, ou abrir novas vagas de concurso. A visão dos jovens certamente seria um atrativo a mais na revista.”

Gustavo Simão