PMDB/ES realiza encontro para fazer balanço de 2007 e lançar curso de formação política no Estado.

02/03/2008

A Executiva Regional do PMDB no Espírito Santo realiza um encontro, a partir das 9 horas desta sexta-feira (21), no Clube Ítalo Brasileiro, na Ilha do Boi, em Vitória, com a participação de todos os filiados, para uma avaliação do ano de 2007. Em julho, a nova direção estadual assumiu o partido, imprimindo um novo ritmo às atividades da legenda no Estado.

O encontro marcará também o lançamento no Espírito Santo do Curso de Formação Política à Distância, organizado pela Fundação Ulisses Guimarães (FUG), com o objetivo de formar os futuros candidatos às eleições municipais de 2008.

Realizado pelo método de ensino à distância, o curso terá 60 horas de duração, com aulas por vídeo- conferência, CD’S, DVD’S, apostilas e debates mediados por monitores. O conteúdo foi elaborado em conjunto pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Ulbra, do Rio Grande do Sul. Ao final do curso, o militante deverá ter condições de pleitear cargos públicos, participar da elaboração de programas de governos e integrar instâncias deliberativas como conselhos municipais e estaduais.

A estratégia do partido é preparar seus militantes para que sejam bem sucedidos na campanha eleitoral do ano que vem. O presidente da Executiva Estadual, deputado federal Lelo Coimbra, afirma que, acima de tudo, o PMBD quer que os candidatos, uma vez eleitos para cargos políticos, saibam exercê-lo da melhor maneira possível.

No Estado o curso será dividido em duas turmas, uma para formação de candidatos a prefeitos e vereadores, com duração de março a julho. E outra, para formação de quadros políticos, no período de março a outubro. A aula inaugural está marcada para 15 de março de 2008 e acontecerá simultaneamente em todo o Brasil.

Durante o encontro, Lelo Coimbra anunciará também a série de visitas aos municípios, programadas para o mês de janeiro, com o objetivo de estimular e fortalecer a participação no Curso de Formação Política, além de debater sobre as eleições de 2008, identificando candidaturas potenciais, alianças possíveis e o fortalecimento do partido em cada município.

O partido também se prepara para receber em fevereiro o Encontro do PMDB Jovem da Região Sudeste, que será realizado em Vitória. Para isso, a legenda está intensificando a campanha de filiação de jovens.